domingo, 31 de julho de 2011

Curso:

MÊS DA BÍBLIA É TEMA DE ESTUDO EM SANTO ANTÔNIO



Neste fim de semana, 30 e 31 de julho de 2011, a paróquia de Santo Antônio de Pádua, de Santo Antônio do Manhuaçu, realizou o estudo do tema do mês da bíblia deste ano (leia mais...)

sábado, 30 de julho de 2011

Irmãs Gracianas:

IRMÃS GRACIANAS ELEGEM NOVA SUPERIORA GERAL

Dom Emanuel e as irmãs do Instituto Nossa Senhora das Graças.
Na última sexta-feira, 29 de julho, o Instituto Nossa Senhora das Graças encerrou o V Assembleia Capitular com a eleição de um novo governo geral.  Foram eleitas as seguintes religiosas para o governo do Instituto: Irmã Maria Goreti Diniz foi eleita superiora geral, irmã Raquel Aparecida Fialho, que será 1ª conselheira e vice-geral; Maria das Dores Altera, até então superiora geral, passou a ser 2ª conselheira; Dalva Aparecida Narcísio, 3ª conselheira; e Eulina Maria de Oliveira, 4ª conselheira.
O Capítulo foi realizado de 27 a 29. Nos primeiros dias, as religiosas estiveram reunidas em oração e reflexão sobre o carisma de sua congregação. No dia 29, houve a eleição do novo governo sob a presidência de dom Emanuel Messias de Oliveira.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

+Artigos:

AUTODESTRUIÇÃO E HETERODESTRUIÇÃO NOS CASOS DE AMY WINEHOUSE E ANDERS BREIVIK: O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM OS NOSSOS JOVENS?

José Aristides da Silva Gamito*

Recentemente dois casos trágicos envolvendo jovens chocaram a mídia mundial. A morte precoce de jovens e as atitudes de violência contra pessoas inocentes nos alertam para um triste fenômeno que ronda as novas gerações.  Amy Winehouse é o exemplo de que o jovem no mundo contemporâneo tem dificuldade de lidar com as escolhas. A pressão da sociedade capitalista, a necessidade do amadurecimento precoce, tudo isso leva à perda do sentido da existência. E muitos se refugiam nas ilusões modernas como as drogas, por exemplo. É um lamentável comportamento que se observa em nossas novas gerações, a autodestruição dos jovens.
Por outro lado, temos um exemplo de heterodestruição na pessoa de Anders Breivik, autor do atentado de 22 de julho, na Noruega. No pós-guerra, houve muitos esforços para a superação do totalitarismo, milhares de jovens defenderam a paz. Atualmente, parece ressurgir um certo extremismo político entre os mais moços. A rejeição dos imigrantes na Europa é um desses fortes motivos. A dificuldade em conviver com o pluralismo advém, certamente, da vida individualista imposta pela sociedade do capitalismo. São situações que não estão distantes da nossa realidade, basta relembrar o Massacre de Realengo.
É difícil admitir que atitudes neonazistas ressurjam no meio de pessoas esclarecidas. As agressões às minorias marginalizadas se tornaram hobby dos pitboys. Atravessamos uma fase difícil – um processo de desumanização. E a causa parece estar na educação que os novos modelos de família dão a seus filhos. Precisamos livrar nossos jovens desta encruzilhada de apenas duas vias: Ou autodestruição, ou heterodestruição.
Nos dois casos supracitados, nós podemos perceber duas atitudes que os pais precisam ensinar aos filhos com urgência: A abertura ao outro “totalmente outro” e a liberdade dentro da responsabilidade. Sem aprender a lidar com escolhas não é possível ter uma vida madura e lúcida. Sem aprender a nos abrir ao outro nós cairemos no fanatismo, na ilusão de uma única e absoluta verdade. Isso é uma alerta para pais e filhos!

*Bacharel em Filosofia e especialista em Docência do Ensino Básico e do Ensino Superior. Atual Secretário Municipal de Educação de Conceição de Ipanema.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Juventude:

SETOR JUVENTUDE DA DIOCESE REALIZA ASSEMBLEIA
assembleia_setor_jv
O setor juventude da diocese de Caratinga realizou entre os dias 22 e 24 de julho, em Inhapim, a sua assembléia. Neste ano o encontro contou com a participação de 26 paróquias e cerca de 80 jovens, representantes das paróquias e dos vários movimentos juvenis existentes na diocese, como: Pastoral da Juventude, Juventude Missionária, EJC, EAC, Ministério Jovem (RCC), Pastoral de Juventude Rural, entre outros (leia mais...)

terça-feira, 26 de julho de 2011

Festa da Colheita:

POCRANE CELEBRA A 4ª MISSA DA COLHEITA

Pocrane agradece pelos frutos da terra.
A paróquia de Pocrane celebrou a 4ª Missa da Colheita. Neste ano, a Eucaristia foi celebrada na comunidade de Safira. A celebração tem como finalidade render graças pelo trabalho e pela colheita.
Inicialmente houve uma caminhada de 1 quilômetro desde a casa de Antônio Gama e Oralda até o local da missa, que aconteceu às 15 horas num clima de ação de graças pelos frutos da terra.
        A tradição começou em 2008. As duas primeiras missas foram celebradas na comunidade de Bonsucesso, a terceira em Cantinho do Céu, e  esta última em Safira. A próxima será realizada no setor 1. A comunidade deve ser escolhida no próximo encontro de coordenadores.
            Confira mais informações no blog recém-inaugurado da Paróquia de Pocrane, acessando: Paróquia de Pocrane.

Dioceses em sintonia:

alt
Ex-aluno do Seminário de Caratinga ordena-se padre em Guanhães

O então diácono Wanderley Fonseca Clemente foi ordenado padre neste domingo, 24 de julho, na catedral de Guanhães. Dom Emanuel Messias de Oliveira, bispo de Caratinga, que o havia ordenado diácono em dezembro, quando ainda era bispo de Guanhães, presidiu a celebração eucarística de ordenação. (Leia mais)

Artigos de Dom Paulo:

 
SABER PARTILHAR

Dom Paulo Mendes Peixoto*

A palavra “partilha” tem uma dimensão de esperança, de realidade nova e de mundo novo. Ela desafia o sistema de acúmulo que causa tantas consequências que ameaçam a vida das pessoas. Onde acontece de verdade a partilha, não existe necessitados.
Apesar do espírito de partilha e de fraternidade de muitas pessoas, a estrutura da sociedade hodierna reflete sintoma de pessimismo, de fechamento e de concentração de bens. Com isto, a esperança de um mundo mais fraterno e humano é, também, de forma pessimista.
Mesmo assim, devemos sonhar com um “novo tempo”. Isto faz parte do contexto da fé, assentado nas promessas divinas de um mundo melhor, no saber partilhar os bens da criação. Tudo que existe do Criador foi destinado para dar qualidade de vida para todos.
As comunidades têm muitos sonhos. Eles alimentam a esperança e os projetos de futuro. Já nos povos antigos esta consciência estava muito evidente nas pessoas. É a expectativa e a confiança na luta pela conquista de uma vida melhor e de fraternidade.
Na realidade, muita gente vive condição de fome, de carência das condições mínimas para sobreviver e viver dignamente. Acontece que isto ameaça a vida. Por outro lado, temos muito desperdício e pouco zelo pelos bens da natureza.
Sabemos que onde há partilha, a multiplicação é certa e evidente. Aí acontece a salvação dos pobres e famintos, e ninguém passa necessidade. Deus não quer que as pessoas vivam na miséria. “Pobres sempre tereis” (Jo 12, 8), mas na igualdade social.
É atitude desumana o desejo incontrolável do ter para guardar e ostentar o poder da posse. A verdadeira felicidade está no ser da pessoa e na sua capacidade de relacionamento. Não no ter de forma desequilibrada, egoísta, no comer e no beber!
O milagre da multiplicação e da partilha é diferente da teologia da prosperidade econômica em nome de Deus. Só pode haver verdadeira prosperidade existindo real solidariedade para com os mais pobres. Isto só é capaz de acontecer numa sociedade organizada social e comunitariamente.

*Bispo de São José do Rio Preto

sábado, 23 de julho de 2011

Saúde:

IPANEMA SEDIA O 10º ENCONTRO MINEIRO DE PLANTAS MEDICINAIS E QUALIDADE DE VIDA

Kátia Nunes de Magalhães*

Teve início ontem, em Ipanema o 10º Encontro Mineiro de Plantas Medicinais e Qualidade de Vida, promovido pela Universidade Federal de Viçosa, através do Departamento de Fitotecnia - Programa de Extensão, com o tema: "Divulgação das Plantas Medicinais, da Homeopatia e da Produção de Alimentos Orgânicos", agentes de pastorais, professores, famílias agrícolas, servidores públicos, representantes de sindicatos, prefeituras, associações, religiosas e padres se encontram para um estudo. O evento finalizará no domingo, dia 24 de julho, às 12 horas com um almoço. 
Os encontros são iniciativa da Universidade Federal de Viçosa, são itinerantes, anuais e realizados em parceria com instituições públicas, fundações e associações. Divulgam a qualidade de vida com: Plantas medicinais, alimentos orgânicos, homeopatia, educação ambiental, autonomia em saúde, organização comunitária, terapêuticas não convencionais, apoio a família agrícolas.

*Paróquia de Ipanema

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Arte & Entretenimento:

NO PRÓXIMO FIM DE SEMANA, COMEÇA A 2ª FESTA DE SÃO PEDRO
EM CONCEIÇÃO DE IPANEMA


No dia 29 de julho, próxima sexta-feira, a cidade de Conceição de Ipanema entra em clima de festa, é a realização da 2ª Festa de São Pedro. O evento acontece de 29 a 31 de julho. As principais atrações artísticas serão Adair Cardoso (29/07); Ronan & Ronaldo (30/07); Roda de viola a partir das 15 horas com Célio Costa e Cleiton Aguiar, e depois, Gino & Geno (31/07).

domingo, 17 de julho de 2011

Diocese na JMJ 2011:

DIOCESE DE CARATINGA É REPRESENTADA EM JMJ MAIS UMA VEZ

Reportagem de
José Aristides da Silva Gamito*


A diocese de Caratinga será representada na Jornada Mundial da Juventude, em Madri, pelos jovens Jonas Miranda, da paróquia de Ipaba, e Joziane Galone, da paróquia de Divino. No dia 9 de julho, os jovens tiveram um encontro com o bispo diocesano dom Emanuel Messias de Oliveira. Os dois integrarão a delegação oficial da CNBB. A delegação partirá do Brasil no próximo dia 9 de agosto. 
Na Espanha, a delegação brasileira participará de um programa de visita às dioceses locais para ter com contato com os jovens do país sede. Os representantes de Caratinga ficarão na diocese de Valência até o dia 19. Nesse dia, eles partirão para Madri para o dia oficial de celebração da jornada com o papa Bento XVI.

Caratinga esteve presente, em 2005, na JMJ de Colônia, Alemanha
Aloysius Gentil, na JMJ, em 2005.
A primeira representação da diocese registrada em Jornada Mundial da Juventude foi na Alemanha, em Colônia, de 16 a 21 de agosto de 2005. Esta foi a primeira JMJ com a presença de Bento XVI e também a primeira viagem internacional dele como papa. O professor de história Aloysius Gentil, de Inhapim, participou em companhia de um grupo de brasileiros. Durante a primeira semana, eles visitaram Israel e os lugares santos. No dia 16, chegaram à Alemanha e viveram as emoções de uma semana em torno do tema proposto para a ocasião “Viemos adorá-lo!”
Na época, Aloysius relatou em texto à Diretrizes sobre sua despedida da Jornada “uma ponta de saudade já aparece e as boas lembranças já nos vêm de dias tão intensos na vida de cada um de nós que fomos ao encontro com o Emanuel”. O jovem de Inhapim para ter sido o primeiro leigo da diocese a viver essa emoção.

A importância e as mensagens das Jornadas Mundiais da Juventude
A impressão das JMJs na vida de pessoas ligadas à diocese não pára por aí. O professor e teólogo Erofilho Lopes Cardoso, hoje residente na diocese de Caratinga, publicou um livro que analisa a mensagem das JMJs durante o pontificado de João Paulo II. Oportunamente, no dia 27 de abril deste ano, o autor foi entrevistado pela TV Canção Nova no Programa “Revolução Jesus”. Ele falou sobre a revolucionária impressão que o papa causou na juventude ao participar das jornadas.
O livro tem o título de “Mensagem teológico-pastoral do papa João Paulo II aos jovens nas Jornadas Mundiais da Juventude” e foi publicado pela editora Schoba.     Estes dias são propícios para lê-lo e conhecer o significado deste evento católico que atrai tantos jovens. Para entrar em contato com o autor o e-mail filhodoamor@hotmail.com.

JMJ conta com site para acompanhar a programação e blog “Forania de Ipanema On line” lança uma versão em espanhol
Está disponível o site da Jornada Mundial da Juventude em 13 línguas. O internauta pode acompanhar toda a programação e pode baixar cartazes e a letra e a música do hino oficial do evento. Além de ficar por dentro de toda a organização da Jornada.
Aproveitando o clima da JMJ e celebrando a marca das 3 mil visitas, o blog da Forania de Ipanema lançou neste domingo, dia 17 de julho, uma versão em espanhol para internacionalizar o perfil da diocese e algumas experiências pastorais. O blog foi intitulado de “Vicaría Ipanema En linea”. A equipe encontrou dificuldades em traduzir a palavra forania.
O lançamento é um ato simbólico, pois a possibilidade de algum estrangeiro visitar o blog é pequena. A não ser por indicação. Além disso, o espanhol usado nos textos é técnico. A equipe não tem um profissional que domine o espanhol para fazer as devidas correções em nível padrão.

*Administrador do blog.
Acesse:

Artigos de Dom Paulo:

ENTENDER A REALIDADE

Dom Paulo Mendes Peixoto*

A sabedoria é fundamental em tudo que realizamos na vida. Aliás, o mundo moderno está focalizado no saber, no conhecimento e no entender a essência das coisas. Ser sábio é aprender de Deus como estar aberto e misericordioso para com o mundo e as pessoas que nos envolvem.
Ser sábio é ter esperança diante daquilo que nos cerca e com que nos relacionamos. Isto não é fácil quando temos que nos adaptar às novas realidades sem perder as riquezas do passado. Em tudo isto não podemos perder de vista a justiça, a misericórdia e a solidariedade para com as pessoas.
No meio de tanta coisa boa que existe, colocada diante de nós, convivemos também com a violência, com as injustiças e desonestidades. É como a parábola do trigo plantado no campo e a presença do joio em seu meio. Os dois caminham um ao lado do outro, fato que deve acontecer até a colheita.
A solução não é de destruir a pessoa com atitudes más, mas não concordar com sua maldade e com seus atos destruidores. Num determinado momento, os dois vão ser separados e os seus destinos, certamente, serão diferentes, tendo com consequência os frutos daquilo que realizaram.
Muitos elementos ruins, seja de pessoas, como de seus atos, impedem o crescimento do bem. Toda a sociedade sofre. Isto é comparado com a erva daninha, erva venenosa, que mata a todos que dela experimentam. É impressionante que não conseguimos impedir o seu crescimento.
O bem deve ser como uma semente pequena que nasce, cresce e fica grande. Apesar da presença do mal, muitas pessoas lutam para construir o bem e aquilo que valoriza a vida. É a meta de quem tem consciência de sua responsabilidade como pessoa, como cidadã e como cristã.
Estamos em tempo de muita impureza e corrupção moral, uma força como fermento que leveda a sociedade. É como putrefação, que contamina e destrói. A hora é de encontrar caminhos de construção, de luta por justiça e paz com esforço constante.

Bispo de São José do Rio Preto

sábado, 16 de julho de 2011

Catequese em Conceição de Ipanema:

PARÓQUIA DE CONCEIÇÃO DE IPANEMA REALIZA DIA DE FORMAÇÃO COM CATEQUISTAS


No dia 16 de julho, neste sábado, aconteceu o Encontro de Estudos da Catequese, em Conceição de Ipanema, a partir das 8 horas.  O curso reuniu 25 catequistas das comunidades para o aprofundamento do tema “Como catequisar em tempos modernos” sob a assessoria do teólogo Davisson Henrique Rodrigues Pinto.
O encontro abordou assuntos como responsabilidade, disponibilidade do catequista bem como o uso de meios modernos para evangelizar.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Diocese:

FIQUE POR DENTRO DO QUE ESTÁ ACONTECENDO NA DIOCESE

PARÓQUIA DE POCRANE LANÇA BLOG
            Está no ar o blog da paróquia Nossa Senhora da Penha, de Pocrane. A página, que ainda está em construção, foi divulgada nesta semana, integrando-se ao grupo da PASCOM da forania de Ipanema (leia mais)...

PARÓQUIA DE SANTO ANTÔNIO FAZ 17ª CONCENTRAÇÃO DO APOSTOLADO
            Aconteceu neste domingo, 10 de julho, a 17ª Concentração do Apostolado da Oração da paróquia de Santo Antônio do Manhuaçu, neste ano na comunidade da Matriz (leia mais)...

SEMINARISTAS DA FORANIA DE IPANEMA FAZEM ENCONTRO
            Os seminaristas da forania de Ipanema se reuniram nos dias 10 e 11 de julho para o 4º ESFI (Encontro dos seminaristas da forania de Ipanema). O encontro, que acontece anualmente, teve como sede neste ano a paróquia de Santo Antônio do Manhuaçu (leia mais)...

JOVENS QUE REPRESENTARÃO A DIOCESE NA JMJ ENCONTRAM-SE COM DOM EMANUEL
            Os jovens Jonas Miranda, da paróquia de Ipaba, e Joziane Galone, de Divino, que representarão a diocese de Caratinga na Jornada Mundial da Juventude em Madri, em agosto, encontraram com dom Emanuel na manhã do sábado, 9 de julho, na cúria diocesana (leia mais)...

terça-feira, 12 de julho de 2011

Filhas do Divino Zelo:

CONGREGAÇÃO DAS FILHAS DO DIVINO ZELO COMEMORA SEUS 60 ANOS NA AMÉRICA LATINA NA FORANIA

Kátia Nunes de Magalhães*



            No dia 10 de julho de 2011, a Congregação das Filhas do Divino Zelo, em particular a Comunidade Nossa Senhora de Fátima (Lajinha- MG), celebrou a festa em Comemoração aos 60 anos de presença na América Latina. Desde 1951, que as irmãs vindas da Itália chegaram ao Rio de Janeiro para divulgarem e viverem o Rogate (Carisma da Congregação)  na América Latina, iniciando pelo Brasil.
            Manifestando o louvor e ação de graças, o dia foi marcante devido as homenagens prestadas às Irmãs por toda comunidade Lajinhense. Em procissão foi levada uma imagem de Santo Aníbal Maria de Francia (Fundador da Congregação) até uma capela inaugurada nesse dia tendo como Padroeiro Santo Aníbal. Padre Ronaldo Patrício de Freitas, pároco da cidade, benzeu a imagem em uma bonita cerimônia.
            No decorrer da procissão foi feito a renomeação de um bairro da cidade, onde se encontra a capela, por Santo Aníbal Maria de Francia e uma Rua em homenagem a uma irmã que trabalhou em Lajinha e na forania por alguns anos, irmã Maria Goreth. Um monumento a Santo Aníbal foi colocado em uma praça do bairro. A noite foi marcada por uma Missa Solene na Matriz de Nossa Senhora de Nazaré, celebrada pelo pároco, em agradecimento aos 60 anos da Congregação na América Latina.
            Em Lajinha a congregação está presente desde 1987, com um relevante trabalho e acolhida ao povo de Deus. Elas se fazem presença na forania animando as Pastorais da Juventude, Vocacional e da Criança. Empenham-se na promoção da dignidade humana a quem tem direito todas as pessoas, em particular atenção às crianças, adolescentes e idosos.



           
*Paróquia de Ipanema.

Jovens em Lajinha:

JOVENS SE REÚNEM PARA DISCUTIR O VALOR DA AMIZADE NOS GRUPOS

Silvanea Marques*

Padre Éder esteve presente.
Os jovens se reuniram na Igreja Nossa Senhora de Nazaré  para falar sobre o que é ser amigos jovens representantes dos grupos de jovens das  comunidades. O encontro contou com a presença de padre Éder Mateus dos Santos. O texto de discussão pelo grupo pode ser lido, a seguir:

A LISTA

Faça uma lista de grandes amigos, 
quem você mais via há dez anos atrás... 
Quantos você ainda vê todo dia ?
Quantos você já não encontra mais?
Faça uma lista dos sonhos que tinha... 
Quantos você desistiu de sonhar?
Quantos amores jurados pra sempre... 
Quantos você conseguiu preservar?
Onde você ainda se reconhece, 
na foto passada ou no espelho de agora?
Hoje é do jeito que achou que seria?
Quantos amigos você jogou fora... 
Quantos mistérios que você sondava,
quantos você conseguiu entender?
Quantos defeitos sanados com o tempo, 
era o melhor que havia em você?
Quantas mentiras você condenava, 
quantas você teve que cometer?
Quantas canções que você não cantava, 
hoje assobiam pra sobreviver... 
Quantos segredos que você guardava,
hoje são bobos ninguém quer saber ...
Quantas pessoas que você amava,
hoje acredita que amam você?

                                      *Paróquia de Lajinha.

Informativo Paroquial:


Cláudio Antônio Mendes*

         O informativo da Paróquia São Manoel de Mutum, o “Participação Paroquial”, comemorou 18 anos na edição deste mês. O aniversário foi comemorado discretamente. Agora ele atingiu a maioridade. Muitos foram os colaboradores do “Participação” que nasceu com a intenção de divulgar a arrecadação do dízimo e aplicação do mesmo, tornando o trabalho paroquial e sobretudo, pastoral, mais transparente.
 Com o tempo, foi sendo usado pelas demais pastorais e para outras comunicações paroquiais como o planejamento de missas, etc... Foi crescendo, já teve equipe responsável e hoje está circulando com a colaboração de todos aqueles e aquelas que trabalham para que as atividades sejam divulgadas, como você pode ver, ou melhor, lê.
            Com a consolidação da Pastoral da Comunicação, na forania de Ipanema, acreditamos que o “Participação Paroquial” será reforçado com mais colaboradores e maior divulgação.

domingo, 10 de julho de 2011

Pascom e parcerias:

PARÓQUIA DE CONCEIÇÃO DE IPANEMA REALIZA FESTA JULINA EM PARCERIA COM A RÁDIO LUZLÂNDIA FM

Flagrante do "Casamento do Jeca"
            No dia 9 de julho, os catequistas da paróquia de Conceição de Ipanema realizaram em parceria com a rádio comunitária local a festa “Luzlândia na Rua”. O evento foi realizado em clima de festa julina. As crianças e adolescentes da catequese apresentaram duas quadrilhas e um teatro, o tradicional casamento do Jeca. A equipe da Rádio Luzlândia FM entrou com barraquinha para arrecadar fundos para manutenção da emissora e organizou uma Roda de Viola com talentos locais.
Momento da entrega dos diplomas.
            Durante a festa, a Associação Comunitária Conceiçuense de Radiodifusão, mantenedora da rádio, concedeu diplomas de honra ao mérito a Célio Simão da Costa e Maria do Amparo Horst Travassos Costa. O casal e o bispo dom José Moreira Bastos Neto, na época pároco da cidade, fundaram a Associação a 22 de abril de 1996. E durante duas décadas Célio e Maria do Amparo mantiveram a rádio em funcionamento. O agradecimento foi estendido a Cleberson Eugênio Rodrigues que durante todos esses anos sustentou tecnicamente a rádio.
            Outro destaque dado foi à parceria do padre Roberto Carlos Vilela com a diretoria da rádio. O pároco de Conceição de Ipanema apresenta de segunda a sexta-feira o programa “Cristo Conta com Você”, às 11 horas. Uma parceria feita este ano com o presidente da associação mantenedora da rádio, José Aristides da Silva Gamito, pretende produzir um segundo programa que será sobre catequese. Os programas de dom Paulo Mendes Peixoto também serão veiculados.

FONTE: Rádio Luzlândia FM.

PJ em ação:

PARÓQUIA DE IPANEMA REALIZA ENCONTRO PAROQUIAL DE JOVENS

Kátia Nunes de Magalhães*


            Na manhã do último sábado, dia 09 de julho, 52 jovens se reuniram para o encontro mensal paroquial da juventude. As Irmãs Luana e Cristiane, ambas do Instituto Nossa Senhora das Graças e residentes em Ipanema, foram as animadores. O momento foi marcado por cânticos, oração, leitura bíblica, dinâmicas, reflexão em grupos, e exibição de um filme: “O Show da Truman”.
            O encerramento se deu com o convite feito aos jovens a participarem da Assembléia Diocesana da PJ que será ainda este mês, em Inhapim, e do Encontro Anual da PJ e SAV da Forania, em agosto.

*Paróquia de Ipanema.

Capítulo:

IRMÃS GRACIANAS REALIZARÃO O V CAPÍTULO GERAL ORDINÁRIO

            Nos dias 26, 27 e 28 deste mês as irmãs gracianas realizarão a Assembleia Capitular e no dia 29 será celebrado o V Capítulo Geral Ordinário Eletivo presidido por dom Emanuel Messias de Oliveira.
            A finalidade do encontro é “avaliar, discutir e projetar a nossa caminhada religiosa”, segundo irmã Anayde Lopes de Faria.

Fonte: Portal Instituto Nossa Senhora das Graças

Catequese na Forania:

COORDENADORES DA CATEQUESE DA FORANIA SE ENCONTRAM

Os coordenadores reunidos com a equipe diocesana em Chalé.
            No dia 2 de julho, os coordenadores da pastoral bíblico-catequética da Forania de Ipanema se encontraram. O encontro foi realizado na paróquia Nossa do Amparo, de Chalé, e teve a assessoria da equipe diocesana da pastoral. As irmãs Luciana, Dalva e a leiga Adriana estiveram no encontro juntamente com os 24 participantes das paróquias de Ipanema, Conceição de Ipanema, Lajinha e Chalé. O padre Ronaldo Patrício de Freitas, pároco de Lajinha e Chalé, esteve presente e deu sua palavra de incentivo aos presentes.
            Na ocasião, além de orações e reflexões em torno da Bíblia, foi realizada uma avaliação das ações da catequese na forania, destacando os desafios, os avanços e as sugestões para o aperfeiçoamento da atuação da pastoral.
            Com intuito de ajudar os coordenadores em seu trabalho nas paróquias, foi desenvolvido o tema “O Ministério da Equipe Coordenadora”, apontando as habilidades e qualidades que uma coordenação precisa desenvolver.

Adaptado do Portal da Diocese de Caratinga

quarta-feira, 6 de julho de 2011

+Artigo:

O VALOR DA SEMENTE

Dom Paulo Mendes Peixoto*

A semente é símbolo de esperança, de fartura e de colheita abundante. Mas depende de seu cultivo, de ser lançada na terra e fertilizada com os insumos necessários para o seu verdadeiro desenvolvimento. Não basta ser jogada na terra e deixá-la sem cuidado.
Tanto a semente como a terra têm que ser boas. Aí está a base para os bons frutos, frutos de qualidade e em condição para atender os objetivos para os quais são destinados. Esses objetivos devem coincidir com o que identificamos como esperança numa semente.
A Palavra de Deus é comparada com uma semente. Quem a anuncia é como o semeador que vai ao campo para plantá-la. Ele encontra inúmeros tipos de terrenos, isto é, de corações humanos onde é lançada essa semente-palavra. A terreno é sinônimo de vida, como a vida das pessoas.
A terra enxertada pela semente necessita de água para se engravidar e fazer brotar uma nova vida, uma árvore por exemplo. A fecundidade da Palavra depende da ação do Espírito Santo. Ele a faz germinar provocando atitudes concretas de vida cristã na comunidade.
Acolher a Palavra supõe atitude de fé e de assentimento a ela. Os frutos são de libertação e de luta pela dignidade da vida em todos os sentidos. Não só vida humana, mas também do planeta, da terra, das árvores, da água, das nascentes etc.
Muita coisa hoje abafa a Palavra anunciada. São muitos os terrenos pedregosos, cheios de espinhos e sem água. Podemos dizer do desânimo, do individualismo, do coração endurecido e fechado, da superficialidade, das estruturas políticas e econômicas...
Muitos corações são solos férteis, mas estão como sem-terra à beira do caminho, caminhando sem direção. Com facilidade caem nas mãos de oportunistas que aproveitam da sua incapacidade de resistência. Resistir deve ser nossa bandeira de luta.
A Palavra, como semente, deve ser escutada. Escutar e compreender são ações da razão e do coração. Quem é superficial não coloca paixão naquilo que faz. A semente espalhada será comida pelos pássaros, e não vai nascer.

Bispo de São José do Rio Preto