domingo, 15 de julho de 2012

Pascom na forania: Mais uma conquista

PARÓQUIA DE CONCEIÇÃO DE IPANEMA LANÇA O BOLETIM “CONEXÃO COMUNITÁRIA”





Neste domingo, 15 de julho, a paróquia de Conceição de Ipanema lançou o boletim informativo “Conexão Comunitária”. Na missa das 19 horas, na Igreja Matriz, padre Roberto Carlos Vilela apresentou o boletim e comentou sobre a importância da Pastoral da Comunicação (Pascom). Ele fez um convite para que mais pessoas apoiem e valorizem a Pascom.
O lançamento do boletim é uma resposta à proposta da Pascom na forania de Ipanema. A proposta do 3º Encontro da Pascom da Forania de Ipanema, de 3 de junho,  é ter em cada paróquia um informativo impresso, site ou blog e programa de rádio. 

Eleições 2012: Orientações

DEZ MANDAMENTOS DO ELEITOR HONESTO E INTELIGENTE

       “A política é uma das mais altas expressões da caridade cristã”. O exercício da cidadania deve levar o eleitor à consciência de que o sujeito da autoridade política é o povo considerado na sua totalidade como detentor do poder e da soberania.
        Seus representantes têm o compromisso e a obrigação de um governo limpo, ético e transparente. Um representante público que não honra a cadeira que ocupa deve ser julgado e cassado e por isso não deve contar com a confiança dos eleitores.
       Antes de votar, é preciso estudar o perfil do candidato, seus trabalhos antecedentes, sua honestidade a toda prova, seus serviços prestados com transparência administrativa e financeira e sua competência para o cargo.
       O eleito deve estar a serviço do povo e não de si mesmo ou do seu partido ou de algum grupo e também não pode deixar-se dominar pelo poder econômico. Como todos sabem, a corrupção e a decorrente impunidade constituem grandes ameaças ao sistema democrático.
      Os políticos sejam pessoas dotadas de virtudes sociais, com competência, retidão, transparência e espírito de serviço, sendo os primeiros responsáveis pela ordem justa na sociedade. A superação da corrupção exige pessoas e partidos com perfil íntegro para o exercício do mandado público.
       O eleitor consciente e responsável deve observar estes 10 mandamentos:

1 - Tomar consciência da importância da política e do valor do seu voto.
 "Voto não tem preço, tem consequências".  

2 - Verificar se o candidato ama o povo, ao qual ele deve servir.
Em primeiro lugar, deve-se olhar o projeto político do partido, se visa o bem do povo, de modo bem concreto; pois o político deve ser um servidor, um empregado do povo, que respeita o projeto político de seu partido.

3 - Examinar se o candidato assume verdadeiramente o compromisso social.
Só se deve votar num político comprometido com o povo, não apenas com seu discurso na campanha eleitoral, mas, sobretudo, com suas atitudes, demonstradas por seu passado limpo, honesto e envolvido com as causas populares. Suas propostas políticas e sociais devem ser concretas, com possibilidade de ser executadas e totalmente voltadas para o bem do povo.

4 - Observar se o político respeita seus adversários.
 O político que, em seus comícios, só sabe atacar e desrespeitar a imagem dos colegas de outros partidos, não merece o nosso voto. Política verdadeira não se faz na base do ataque pessoal e sim a partir de propostas e programas concretos. É preciso acabar com a politicagem dos ataques pessoais, que trata os adversários como se fossem inimigos.

5 - Não considerar nenhum político como representante da Igreja. 
A Igreja não tem partido. O compromisso da Igreja é com a vida, a dignidade humana, a justiça, o bem comum e com a ética na política. 

6 - Não votar em candidatos, cujos projetos atentam contra a  família ou contra a dignidade da vida humana.
Por isso é indispensável ver a relação do candidato com a defesa da dignidade e a promoção da pessoa humana e da vida, em todas as manifestações, desde a sua  concepção até o seu fim natural com a morte. Aqui se deve lembrar, sobretudo, do que diz respeito à legalização do aborto e da eutanásia.

7 - Exigir e fiscalizar aqueles que foram eleitos quanto à sua absoluta transparência administrativa.
O eleitor deve acompanhar o desempenho daqueles que foram eleitos, pois, o voto é uma espécie de procuração para que o eleito aja em nome daqueles que o elegeram.

8 - Colocar em prática a Lei n. 9.840 de 1999, que altera o Código Eleitoral contra a corrupção eleitoral.
Eleitor consciente não vende e não troca seu voto. É preciso quebrar o círculo vicioso de candidatos que corrompem eleitores, e eleitores que corrompem candidatos. Quem vende o voto está vendendo a sua própria dignidade. Quem compra voto, compra a consciência do eleitor. Quem compra e quem vende voto está se degradando em sua dignidade.

9 - Levar em conta a Lei da Ficha Limpa já em vigor.
Não se trata de uma Lei para alterar a Lei 9.840/99, que já existe, mas sim de incluir novos critérios de inelegibilidade, baseados na vida pregressa dos candidatos.
Agora, com a Lei da Ficha Limpa poderemos evitar que candidatos condenados pela justiça concorram às eleições e venham a ocupar cargos públicos.  
  
 10 - Não anular seu voto nem votar em branco.
 Se fizer isto, você poderá beneficiar um candidato que não merece o seu voto.

Dom Emanuel Messias de Oliveira, Bispo de Caratinga
Dom Geraldo Lyrio Rocha, Arcebispo de Mariana
Dom Odilon Guimarães, Bispo de Itabira-Cel. Fabriciano
Dom Werner Siebenbrock , Bispo de Gov. Valadares


segunda-feira, 9 de julho de 2012

Manhuaçu: Setor Juventude

FORANIA DE IPANEMA PARTICIPA DA ASSEMBLÉIA DIOCESANA “SETOR JUVENTUDE”

“BOTE FÉ NA JUVENTUDE”

Kátia Nunes de Magalhães*

Participantes da forania de Ipanema.
Aconteceu nos dias 07 e 08, na casa de formação "Bom Pastor" da Paróquia Bom Pastor, em Manhuaçu, Minas Gerais, a Assembleia Diocesana do Setor Juventude. A PJ (Pastoral da Juventude), a PJR (Pastoral da Juventude Rural), o Ministério Jovem e o SAV (Serviço de Animação Vocacional). A Forania de Ipanema marcou presença com a participação de todas as Paróquias pertencentes à mesma e de padre Agnel, padre responsável pela Juventude na forania. Padre Moacir, coordenador do Setor Juventude na Diocese, junto da Equipe de coordenação conduziram os trabalhos.
 O objetivo foi de um maior conhecimento do que é o SETOR Juventude, a apresentação e o estudo das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Juventude na Diocese de Caratinga e a dinamização da Jornada Diocesana da Juventude na diocese em preparação da Jornada Mundial da Juventude. Estiveram presentes 40 paróquias da Diocese.  



*Paróquia de Ipanema

terça-feira, 3 de julho de 2012

Artigos de Dom Paulo:

 


ATO DE REJEIÇÃO

Dom Paulo Mendes Peixoto*

Não temos que aceitar tudo que recebemos, mas nem tudo deve ser deixado de lado, no ostracismo e na rejeição total. Há muitos valores que acrescentam e são fundamentais na nossa existência e realização como pessoas humanas. A Palavra de Deus, por exemplo, é fonte de critérios para uma vida sadia e equilibrada.
Jesus disse que, “um profeta nem sempre é bem recebido em sua própria terra natal” (Lc 4, 24). Os seus conterrâneos desqualificavam suas palavras por ser “filho de carpinteiro”, portanto considerado, naquele tempo, como pessoa de pouco prestígio. Assim não davam crédito aos ensinamentos que saíam de sua boca.
Aos sábados Jesus ia à sinagoga dos judeus para anunciar uma palavra de fé e vida. Isto causava admiração em algumas pessoas e atitudes de recusa em outras. O mais impressionante é que a recusa era feita pelos líderes religiosos, por aqueles que deveriam proclamar a Mensagem do Mestre como fonte e motivação para a fé.
Jesus anunciava com muita autoridade, mas isto não dependia de sua profissão, de ser carpinteiro. Era ensino com uma sabedoria dada pelo poder divino. Não poderia haver preconceito, mas reconhecimento do valor da Palavra. O preconceito causa fechamento do coração humano e impede a pessoa de ver a Deus através das obras realizadas em Jesus Cristo.
Todo aquele que sente o sopro de Deus em sua vida faz o bem e age com muito mais responsabilidade. Do contrário, seu coração fica endurecido, insensível e suas atitudes às vezes são nefastas, egoístas e voltadas para o seu bem próprio. Isto pode ser identificado, com muita facilidade, nas lideranças mal preparadas, desonestas e aproveitadoras do poder que têm.
Somos exortados a viver conforme nos ensinam os Evangelhos de Jesus Cristo. Uma das características é a humildade, a superação do orgulho próprio, o entender que, na fraqueza humana está a grandeza do agir de Deus na vida das comunidades. Ele nos fala através de pessoas simples e modestas, com palavras que questionam nosso modo de ser e agir.

*Arcebispo de Uberaba

Rumo à JMJ 2013

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Arcebispo de Uberaba

DOM PAULO RECEBE PÁLIO DO PAPA BENTO XVI


Dom Paulo Mendes Peixoto, arcebispo de Uberaba, viajou para Roma no dia 24 para uma viagem de setes dias. O motivo da visita é a recepção do pálio prevista para o dia 29. No dia 30, estava prevista uma homenagem que o arcebispo receberia da Embaixada Brasileira.

FONTE: A Catedral

Formação de Catequistas





PARÓQUIA DE POCRANE INICIA OS MÓDULOS DE FORMAÇÃO COM CATEQUISTAS

 
Atendendo aos apelos da Igreja de orientar os seus educadores da fé, em busca de uma catequese renovada. A paróquia de Pocrane iniciou no dia 23 de junho, os módulos de formação e treinamento para as atividades com os catequizandos, seguindo a proposta de ensino do Documento CNBB 26 (Catequese Renovada).
Este primeiro estudo contou com mais de 50 catequistas de todas as comunidades da paróquia, o tema proposto pelos próprios catequistas foi: Liturgia: Celebração dos Mistérios da Fé. Com o desejo de conhecer melhor o simbolismo da Celebração Eucarística.
Sendo coordenado pela equipe paroquial de catequese. O encontro teve bastante dinamizado; sendo divididas as funções do seguinte modo: abertura e oração inicial com a comunidade São Judas, depois, a catequista Eneri partilhou seu testemunho da dificuldade de evangelizar e não sacramentalizar. O desenvolvimento do tema ficou por conta do seminarista Daniel Fialho. A parte prática com a coordenadora de catequese da matriz, Normandes e as orientações com a coordenadora paroquial de catequese, Juvercina Maria.
Dando continuidade aos módulos de formação, o próximo encontro será nos dias 07 e 08 de julho, com o Ir. Denilsom Mariano, SDN, com o tema: Discípulos e missionários a partir do Evangelho de Marcos.     

FONTE: PASCOM/Pocrane

domingo, 1 de julho de 2012

Homenagem ao vigário forâneo

PADRE ROBERTO RECEBE HOMENAGENS PELO SEU ANIVERSÁRIO NESTE FIM DE SEMANA

Cartão da Pastoral Catequética de Conceição de Ipanema.
Neste domingo, dia 1º de julho, nas missas na Igreja Matriz de Conceição de Ipanema, padre Roberto Carlos Vilela, vigário forâneo da forania de Ipanema, recebeu homenagens das pastorais pela passagem de seu aniversário. Padre Roberto nasceu no dia 30 de junho. A equipe do blog “FORANIA DE IPANEMA ON LINE” o parabeniza pelo aniversário!