Nossa Forania de Ipanema, Diocese de Caratinga-MG, tem como marca as atividades dos leigos e leigas e suas pastorais, e assim deve ser toda forania ou qualquer outra organização da Igreja, sobretudo uma paróquia.
Através da Pastoral Sócio-Transformadora, pensamos em como a forania ajudará a todos nós enfrentarmos os desafios que são colocados diante de nós pela conjuntura social, política, econômica e cultural-religiosa.
Entendendo que temos três desafios prioritários que são: Construção de um modelo educacional em que a vida e a formação para a cidadania esteja em primeiro lugar; Defesa da vida e portanto a superação do uso de agrotóxicos na agricultura, o que pressupõe um novo modelo agropecuário, e em terceiro, superação dos preconceitos e pagamento de uma dívida histórica com a raça negra. Daí a urgência de construirmos três encontros em que ouso já denominá-los para evidenciar que essas sugestões são frutos de reflexões a fio.
1º) EDUCAVIDA: Um encontro com profissionais da educação com participação de jovens relacionados a grêmios estudantis, e na ausência, jovens representantes desse segmento nos colegiados. Um encontro que retoma o projeto da consolidação da PASTORAL DA EDUCAÇÃO.
2º) ENCONTRO PELA DESINTOXICAÇÃO DA TERRA: Já tivemos essa experiência em duas oportunidades. A primeira experiência demos esse título e a segunda foi em 2012 em um encontro da Pastoral Sócio-Transformadora, em que representantes da Campanha Permanente contra o Agrotóxico e pela Vida se fizeram presentes. Mas agora com mais argumentos esse encontro deveria ser repensado e construído a partir dos sindicatos e associações.
3º) ENEIRA: Chamo de ENEIRA, Encontro de Negros e Negras Pela Igualdade Racial, um encontro de consciência negra não apenas para festejar o 20 de novembro, mas para articular esse encontro em nossa forania como meio de fortalecer a luta em nossa região.
Colaborador: Cláudio Antônio Mendes (Paróquia de Mutum)