Formação Pastoral - Paróquia de São Manoel
Documento de Aparecida
Comunidades Eclesiais de Base
Nº 178 "As Comunidades Eclesiais de Base têm sido escolas que têm ajudado a formar cristãos comprometidos com sua fé, discípulos e missionários do Senhor, como o testemunha a entrega generosa, até derramar o sangue, de muito de seus membros. Elas abraçam a experiência das primeiras comunidades, como estão descritos nos Atos dos Apóstolos (At 2,42-47).
As Comunidades Eclesiais de Base, permitiram ao povo chegar a um conhecimento maior da Palavra de Deus, ao compromisso social em nome do Evangelho, ao surgimento de novos serviços leigos e à educação da fé dos adultos".
Nº 179 "As Comunidades Eclesiais de Base, no seguimento missionário de Jesus, têm a Palavra de Deus como fonte de sua espiritualidade e a orientação de seus pastores como guia que assegura a comunhão eclesial. Demonstram seu compromisso evangelizador e missionário entre os mais simples e afastados e são expressão visível da opção preferencial pelos pobres. São fonte e semente de variados serviços e ministérios a favor da vida na sociedade e na Igreja".
Os círculos bíblicos, os grupos de reflexão, o estudo da Bíblia de casa em casa, entre outros. Todos têm em essência, o mesmo objetivo: "misturar" a palavra de Deus com a vida, e a vida com a Palavra de Deus. Com a Bíblia em mãos, ler, refletir, rezar, partilhar, trocar experiências e confraternizar, para depois agir na construção de um mundo mais humano, mais justo, com uma comunidade missionária de irmãos. As Comunidades Eclesiais de Base são fortalecidas pelos grupos de reflexão, associações populares, celebrações, encontros de formação bíblica, festas religiosas, conselhos comunitários... Vamos nos firmar sempre mais em nossos trabalhos de evangelização para apascentar as ovelhas para que todas tenham vida e vida em abundância.
Padre Silas de Paula Barros
Nenhum comentário:
Postar um comentário