quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Formação pastoral


 
A PARÓQUIA E OS PASSOS DA MISSÃO

(Reflexão com lideranças)

O primeiro passo é superar a ideia de que a missão está ligada a um território, a uma região missionária distante da gente. É necessário ter consciência de que a missão se faz a partir de onde estamos. A igreja é o povo de Deus e cada cristão, pelo batismo tem a responsabilidade de se fazer missionário, por obediência ao próprio mandato de Jesus Cristo. A Igreja é missionária por natureza!
A consciência dessa natureza missionária, levou a Igreja, povo de Deus, a repensar sua identidade, sua liturgia, sua catequese, sua espiritualidade, seus serviços pastorais e sua teologia com olhos renovados.
O segundo passo é transformar a comunidade em espaço privilegiado da missão. É fazer a comunidade mergulhar na palavra de Deus e celebrar a vida. È ser comunidade solidária com os dramas da humanidade. É formar e promover membros da comunidade para a missão além fronteiras, junto a outros povos e para as situações desafiantes em nosso próprio meio.
Ser missionário é promover o outro. É dar condições para que o outro seja incluído e respeitado em sua dignidade e, a cima de tudo, iluminá-lo com a Palavra de Deus. A missão é, ao mesmo tempo, local e universal.
O terceiro passo é a tomada de consciência de que a missão nasce do próprio Deus que, em Jesus, se fez “Deus-consoco”. Deus vem ao nosso encontro, entra em nossa história, em nossa caminhada. Como Jesus foi enviado pelo pai, nós somos enviados por Jesus.
O testemunho de fé, de profecia e martírio de tantos cristãos na América Latina e Caribe sustenta a missão e dá vitalidade a vida da Igreja.
O quarto passo da missão é passar de uma visão em que a Igreja está no centro do nosso trabalho para uma consciência de que o centro de tudo é o Reino de Deus e que a Igreja está a serviço desse Reino.
A Igreja, como comunidade missionária, realiza sua missão na luta em defesa da vida, a partir de sua fé. E por ser essencialmente missionária, a Igreja não vive para si, ela não está e nem se coloca no centro. Ela vive a serviço do Reino que é o centro e a meta de todas as suas atividades e reflexões.
Converter-se ao Reino é tarefa cotidiana da Igreja Povo de Deus. Sua atuação na história necessita permanentemente de “purificação”, “inspiração”, e “animação” do Espírito Santo para ser fiel a missão recebida de Jesus Cristo.
O quinto passo da missão é acolher o outro, os pobres, os pequenos, os que vivem no lado sombrio e triste deste mundo, certos de que, através deles, encontramos o próprio Senhor (MT 25). Para eles, a comunidade missionária deve reservar sempre o melhor: o melhor tempo, a melhor veste, o melhor espaço.
Na missão nunca pode faltar à partilha a entrega, a doação. Assim, a missão torna-se comunhão e pode ser celebrada na Eucaristia, quando a comunidade une sua entrega a entrega de Jesus. È justamente isso que Jesus nos pediu na última ceia: “façam tudo em memória de mim!” Ao repartir o pão, os discípulos de Emáus reconheceram Jesus ressuscitado, o Cristo Senhor. Só o pão repartido sacia a fome do povo e nos faz encontrar o Senhor. Só pela entrega de nós mesmos se faz a missão.

Organização: Pe. Silas de Paula Barros

sábado, 8 de setembro de 2012

Jovens na forania


FORANIA DE IPANEMA REALIZA ENCONTRO VOCACIONAL/ SAV
 E PJ


Aconteceu nos dias 31/08 a 02/09/12, na Casa de Curso Nossa Senhora das Graças, Lajinha/ M. Gerais, o Encontro Vocacional da Forania de Ipanema. Cerca de 80 jovens vindos das paróquias pertencentes a mesma, se reuniram esses dias, acolhendo a proposta do Planejamento anual do Conselho de  Padres e Leigos da Forania. Com o Tema: O DESPERTAR VOCACIONAL NOS NOVOS PADRÕES DE FAMÍLIA. Lema: “EXAMINEM TUDO E FIQUEM COM O QUE É BOM.” I Ts 5,21, Irmã Maria Aparecida Pereira da Silva, FDZ e Frt. Rodrigo Ferreira da Costa, SDN, conduziram o encontro de forma dinâmica, envolvente, orante e reflexiva. SAV (Serviço de Animação Vocacional) e PJ (Pastoral da Juventude) da Forania foram os responsáveis pela realização do mesmo.
Padre Agnel Martins Alves, representante do Setor Juventude na forania, se fez presente. “Deus, que tem um cuidado paternal para com todos, quis que todos formassem uma só família.”

Por Kátia Nunes de Magalhães

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Luto na diocese

 
FALECE DOM HÉLIO GONÇALVES HELENO


Nesta terça-feira, dia 4, faleceu dom Hélio Gonçalves Heleno, bispo emérito de Caratinga. Ele já estava internado havia dias. O velório será na Catedral São Batista. O sepultamento está previsto para a noite de hoje.

Descanse em paz!

sábado, 1 de setembro de 2012

Formação Pastoral


 
UMA PARÓQUIA EM MISSÃO PERMANENTE

Uma paróquia em missão permanente para evangelizar buscando a unidade entre os povos, igrejas, religiões, rompendo com os preconceitos, trabalhando em mutirão com o pé na realidade, com fé em Deus e um sonho no coração para seguir Jesus em comunidade.
Que não haja violência nem fome e opressão. Que a comunidade seja de vida, fé, amor e esperança para vencer as injustiças unindo os irmãos para formar discípulos missionários para viver o projeto de Deus, partilhando toda riqueza para o bem de todos.
Dançar nas congadas de alegria, seguir Jesus acolhendo os excluídos, construindo um novo mundo possível, com mais vida e amor com toda criação de Deus para viver o chamado de Jesus “segue-me”, descobrindo o sentido mais profundo da vocação cristã, propiciando sempre o encontro com Cristo que dá origem a iniciação cristã na comunidade.
Uma paróquia em pastoral permanente para servir a Deus e aos irmãos na animação bíblica, nos grupos de reflexão, nos conselhos comunitários de pastoral missionária e outros... para viver o projeto de libertação, de salvação, de ressurreição em uma fé comprometida para fazer estabelecer a justiça e a igualdade social.
Uma paróquia ecológica, sustentável para assumir a prática do ensinamento da palavra de Deus em defesa do planeta terra, para ir até as pessoas de casa em casa, de rua em rua para anunciar Jesus Cristo libertador de todos os males da terra.
Uma paróquia para viver o compromisso cristão, para vencer o individualismo com novas estruturas de espaço, de acolhida, de solidariedade, de fraternidade, de ecologia e de vivência da fé para uma cultura de paz.
Uma paróquia samaritana diante do mundo digital para conectar o projeto de Deus na construção do bem comum, em nossa vida ecológica e coletiva em diálogo com a cidade e campo para o reino de Deus ocupar o primeiro lugar no desenvolvimento e progresso do mundo.
Uma paróquia para edificar na missão permanente o edifício de uma sociedade sustentada pelos direitos humanos, independente, soberana, emancipada, livre para viver em Cristo, a fraternidade, vencendo o luxo, a vaidade, o orgulho, a inveja, a opressão social, a desigualdade, vivendo o caminho de salvação em Cristo na dignidade.
Procuremos na oração, na reflexão bíblica, no encontro com as pessoas, famílias e comunidade, na eucaristia e nas pastorais a coragem para estarmos sempre disponíveis para a missão permanente na comunidade cristã com o projeto de Deus construindo um mundo melhor.

Organização Pe. Silas de Paula Barros