quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Liturgia e Consciência Ambiental

PADRE MOACIR PRESIDE MISSA NA MATA

Padre Moacir presidindo a Eucaristia na mata.
No dia 21 de Setembro de 2011 (Dia da árvore), em Iapu - MG, uma celebração da Santa Missa no meio da mata, às 10h da manhã, chamou a atenção dos moradores desta paróquia.
A Missa foi presidida pelo padre Moacir Ramos Nogueira, Vigário das paróquias de Iapu - MG, e São João do Oriente - MG. Em sua homilia o padre Moacir destacou algumas ideias chamando à atenção dos participantes que o dia da árvore surgiu confirmando o carinho pela natureza no Brasil em 24 de fevereiro de 1965, segundo o padre a árvore é sinônimo de vida e que dos primeiros seres vivos do planeta as árvores foram resistindo as mais diversas mudanças climáticas. “Tomar atitudes coerentes com a vida é preciso. A humanidade precisa perceber que mudar é preciso” enfatizou o sacerdote encerrando a sua reflexão. O local escolhido para a celebração foi a cabeceira do córrego da comunidade Nossa Senhora da Guia, no setor de Nossa Senhora Aparecida.
Após a missa um almoço comunitário foi preparado pela comunidade para todos os participantes e foi servido em uma casa próximo ao local da celebração. A primeira missa na mata aconteceu em 2008 na comunidade de Santa Luzia, a segunda na comunidade Nossa Senhora da Conceição e a terceira em 2010 na comunidade Nossa Senhora Aparecida. A experiência esta em sua quarta edição e já tem local escolhido para o próximo ano que será no sítio do Sr. Geraldo Henrique no córrego Santo Estevão, comunidade Nossa Senhora Aparecida.
Para o Sr. Antônio Carlos, (O Tidoca) um dos idealizadores da celebração do dia árvore, o objetivo desta missa é avançar na consciência ambiental. “É preciso que cada um tenha atitude e descubra que podemos fazer melhor pela natureza e mais pela vida”, disse Tidoca.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário