quarta-feira, 28 de março de 2012

Artigos da Semana: 25 a 31 de março

DOMINGO DE RAMOS

Dom Paulo Mendes Peixoto


A partir de hoje memorizamos a figura de um justo sofredor, Jesus Cristo, que vence a batalha pela coerência, que enfrenta todo tipo de insulto, tortura e perseguição. Sua atitude foi sempre contra a violência e a opressão, e acaba vencendo. Não só isto, mas também convencendo os opressores de que estavam errados.
É a Semana Santa, momento em que o aparente fracasso se transforma em vitória, o que era considerado maldição pelos judeus, isto é, a morte acontecida na cruz, transforma-se em glória. Foi a realização plena daquilo que já era previsto no Antigo Testamento, nas palavras sábias e inspiradas proferidas pelos profetas.
Jesus, em toda a sua paixão e morte na cruz, mostra que a violência não é vencida com outra violência e com vingança. Revela também que o sofrimento nunca pode ser causa de desânimo e de perda total de esperança. Deve ser sim, fonte de atenção aos apelos do momento e ao caminho de conquista de uma cultura de paz.
Ater-se ao mundo da violência é deixar de ser a imagem, a semelhança, ou a forma de Deus. É ir à contramão dos indicativos e dos princípios cristãos, de ter capacidade de perder algo para evitar a violência. Nesta atitude está o começo de uma nova humanidade, dando sentido à vida como sendo de Deus e não nossa.
No mundo do desequilíbrio, do estres e da violência, temos que estar atentos aos fatos, ao livro da vida e responder a eles de forma coerente e convencidos de que o bem, a paz e a vida saudável são realidades possíveis. Foi justamente isto que Jesus, na Semana Santa, quis deixar claro em suas atitudes.
Interessante que Jesus sofre e é massacrado justamente por ter sido justo. É o caso do ímpio que persegue o justo, porque este fala a verdade, atitude que ofende quem pratica a inverdade. Mas em Jesus acontece a vitória do derrotado, o sucesso do fracassado, a glória da humilhação e a vida que nasce da morte.


terça-feira, 27 de março de 2012

Sociativismo e cooperativismo

PASTORAL SÓCIO-TRANSFORMADORA REALIZA ENCONTRO NA FORANIA


Ana Adriana Silva*



Nos dias 24 e 25 de março, estiveram reunidos para aprofundar sobre o tema  “Associativismo, Cooperativismo e Políticas Públicas” as seguintes paróquias da forania de Ipanema: Ipanema, Santo Antônio do Manhuaçu, Pocrane, Chalé, Conceição de Ipanema e Mutum em torno de 70 participantes com os assessores do Gabinete do deputado federal Padre João, sendo eles, Francis de Belo Horizonte, Vander de Ipatinga, Padre João,Walyson e no domingo esteve presente também Gabriel de Manhuaçu.
No final do estudo, foram apontados como pista de ação: Organizar grupos de produtores interessados na Agroecologia: 1-Em cada paróquia; 2-Fazer levantamento das entidades existentes e 3-Buscar assessoria.

*PASCOM - Ipanema

domingo, 25 de março de 2012

Retiro da PJ

PJ E SAV DA FORANIA REALIZARÃO RETIRO ESPIRITUAL EM ABRIL


PJ Diocesana:

Coordenação Diocesana do Setor Juventude se reúne
 em Iapu

Kátia Nunes Magalhães*



Da esquerda para a direita, Valéria, padre Moacir, Kátia, Rubens, Jonas e Jhon.

            “Bote fé na Juventude”. Inspirados e movidos por esta afirmação, a equipe da Pastoral Juventude Diocesana, se reuniu, neste sábado, dia 23 de março, na paróquia de Iapu, para avaliar a caminhada, traçar metas e projetos para a evangelização dos jovens e acolher o novo responsável pela PJ na Diocese: Padre Moacir Ramos Nogueira.
            Padre Moacir Ramos Nogueira conduziu a reunião, partilhando de sua alegria ao receber a provisão em 17 de fevereiro, por dom Emanuel Messias de Oliveira de estar a frente da PJD durante 3 anos.
Padre Moacir, novo responsável pela PJ na diocese.
            Todos falaram das expectativas, das alegrias, de como se encontra os trabalhos realizados pelas foranias e da contribuição para o trabalho de agora para frente.
            Na pauta foram citados aspectos importantes: Os trabalhos que foram realizados, a organização da coordenação, a vivência da espiritualidade, os trabalhos a serem desenvolvidos nestes 3 anos e a formação de novos líderes para dar continuidade ao mesmo.
            A próxima reunião da Equipe Diocesana será na forania de Manhuaçu, na paróquia Bom Pastor, no dia 28 de abril, às 14 horas.
            A equipe destacou a seguinte mensagem como motivação para este momento da PJD: “Caminhemos, em frente! É o Reino acontecendo em nosso meio. A juventude é presente de Deus para a igreja e a sociedade de hoje.”

Equipe da Pastoral Juventude Diocesana presente na reunião:



Padre Moacir Ramos Nogueira – Responsável Diocesano pela Juventude
Jonas Miranda Silva- Coordenador
Valéria Martins – Representante da Forania de Inhapim
Kátia Magalhães – Representante da Forania de Ipanema
Rubens Raposo e Jhon – Representantes da Forania de Manhuaçu.




*PASCOM - Ipanema

PJ em Conceição de Ipanema:

I ENCONTRÃO DA PJ “AMIGOS PELA PAZ” NA COMUNIDADE SÃO LUÍS DA PARÓQUIA DE CONCEIÇÃO DE IPANEMA

Ficheiro:São Luís.JPG
Capela da comunidade São Luís, no povoado Alto São Luís.

            O Grupo de Jovens JUSP (Jovens Unidos Semeando a Paz) da comunidade São Luís convida todos os jovens e suas famílias para o I Encontro da PJ “Amigos pela Paz”, que se realizará no povoado São Luís, município de Conceição de Ipanema, no dia 21 de abril de 2012, com o tema “Juventude semeando a paz”.

PROGRAMAÇÃO

15 horas: Chegada das comunidades
16 horas: Missa
18 horas: Lanche
18:30 horas: Gincana
19 horas: Show de calouros

PROVAS DA GINCANA

Apresentação de coreografia sobre o tema
Faixa mais criativa sobre o tema
Campanha de agasalhos (maior número)
Provas relâmpagos

            Os agasalhos apresentados na gincana serão doados para entidades filantrópicas da região.

sábado, 24 de março de 2012

Novos coroinhas:

        JOVENS DE POCRANE RECEBEM MINISTÉRIO DE ACÓLITO

Os novos acólitos com o seminarista Daniel e padre Elias.
       No dia 18 de março, na missa das 19h, oito jovens da paróquia  de Pocrane foram apresentados oficialmente como novos acólitos da Matriz para o serviço ao altar nas celebrações litúrgicas.
         Depois de terem passados por um período de preparação com a ministra Maria do Carmo Maia, os acólitos: Carlos Magno, Helen Cristina, Jefferson Aleixo, Lincon Souza, Luana de Cássia, Lucas Dias, Mariana Cristina e Shirley Gonçalves poderão ajudar na celebração eucarística de modo mais atuante, colocando assim seus talentos à disposição da Igreja.
        O Rito de Apresentação ocorreu após a homilia, momento em que os candidatos foram interrogados pelo padre Elias de Souza Dorneles a respeito da motivação, da seriedade e da disponibilidade para tal função. Em seguida, receberam as vestes e o crucifixo que foram abençoados, estando assim prontos para as suas atividades nessa paróquia.  


PASCOM - Pocrane

terça-feira, 20 de março de 2012

Artigos da Semana:




MORTE E VIDA


Dom Paulo Mendes Peixoto


Na trajetória do tempo da quaresma, temos que repetir uma frase de Jesus que se torna fundamental: “Eu vim para que todos tenham vida e vida em plenitude”. Isto indica uma vida realizada, feliz e plena, não só na dimensão da eternidade, mas também nos dias de hoje. Ela só será saudável no futuro se for autêntica no presente.
A morte precoce, violenta e irresponsável pode por fim a vida terrena e prejudicar a felicidade futura. Mas pode também ser o salto de qualidade na entrega feita a Deus, entendida até como martírio. Na morte de Cristo na cruz, de forma das mais violentas possíveis, está a vida e a promessa de ressurreição para todos.
Dentro dos critérios da cultura marcadamente capitalista, passa pela cobiça e pela competição a conquista do mundo feliz. Mas acaba provocando uma grande desigualdade entre as pessoas e uma guerra desenfreada pelo dinheiro, gerando violência e insegurança. Isto não pode significar vida plena já aqui no mundo e causa muita infelicidade.
O mundo tem que descobrir que a via é outra. A alternativa é a capacidade de doação, de sacrificar-se pelo outro, superando todo tipo de acúmulo egoísta e sem função social. É como a semente colocada na terra. Para produzir frutos, ela tem que morrer. Deve ser regada, evitando que seque na terra e fique infértil.
Toda infidelidade à lei da vida ocasiona morte. É como o povo judeu, infiel à Aliança e aos princípios da Lei, seu reino foi invadido pelo Império da Babilônia, provocando destruição, morte e escravidão. Não podemos perder a sensibilidade do coração em relação à lei da solidariedade e do respeito aos mais necessitados.
Jesus sempre mostrou que a vida nasce da morte, a vitória surge do fracasso e a salvação é consequência do sacrifício que fazemos em favor dos outros. É um indicativo difícil de ser entendido na sua realidade, principalmente no mundo da arrogância, da concentração de poderes, de egoísmo etc. A vida pascal, ressuscitada e feliz, vem pela morte.



segunda-feira, 19 de março de 2012

Novo padre para Ipanema

PADRE ANTÔNIO FELICIANO TEIXEIRA TOMA POSSE EM IPANEMA

Kátia Nunes de Magalhães*

Padre José do Carmo apresenta Padre Toninho à comunidade.
            A nossa paróquia de Ipanema deu ontem, pela manhã, dia 18/03/2012, as boas vindas ao Padre Antônio Feliciano Teixeira, o novo pároco. Dom Emanuel Messias de Oliveira designou padre José do Carmo Vieira, reitor do seminário diocesano para referir a mesma. Com a Matriz de Santo Antônio repleta de fiéis de toda a comunidade paroquial, visitantes da cidade de Carangola, onde residia padre Toninho, alguns de seus familiares  e os padres Jamir Pedro Sobrinho, Roberto Carlos Vilela, Agnel Martins Alves, José Antônio Nogueira, Odilon Ferreira Ramos, foi realizada a  celebração de posse. No início da celebração, padre José do Carmo saudou a todos e apresentou a temática da liturgia do dia.
Interior da Igreja Matriz, fiéis acolhem padre Toninho.
            Após a proclamação do Evangelho feita pelo Padre Jamir Pedro Sobrinho, padre Odilon Ferreira Ramos fez uma breve homilia, enfatizando a alegria do acolher e deu-se o rito, onde padre Antônio Feliciano Teixeira fez a profissão de fé. Padre Antônio foi calorosamente aplaudido por todos.
            O novo pároco agradeceu a todos os presentes e falou da sua alegria de estar em Ipanema. Disse também que unidos pela fé e pela oração estará pronto para evangelizar. Caminhar juntos é uma meta, dar continuidade aos trabalhos e fazer com que o novo aconteça.
            A Paróquia de Santa Luzia de Carangola demonstrou seu carinho com uma bela homenagem.
Foi realizada uma breve saudação pela coordenadora paroquial, Ana Adriana da Silva, ao novo pároco, em nome da comunidade, recebendo-o e reafirmando que a comunidade o recebe com alegria e entusiasmo. Terminada a celebração, o novo pároco permaneceu na igreja, para receber os cumprimentos do povo. Logo após no salão paroquial houve uma confraternização aos convidados.

*PASCOM - Ipanema


Com grande alegria o recebemos, Padre Antônio Feliciano Teixeira. Que o Espírito Santo o ilumine. Que Deus o proteja. Seja bem vindo. Caminharemos juntos. Receba nossa amizade e carinho. Paróquia de Ipanema.

Aniversário

CONGREGAÇÃO DAS FILHAS DO DIVINO ZELO COMEMORA 125 ANOS DE FUNDAÇÃO DIA 19 DE MARÇO
Quando alguém dá o primeiro passo, dificilmente pode calcular a distância que será percorrida! Quando alguém dá início a uma história, sabe que essa já não mais lhe pertencerá ao compor a vida de outros! É assim que hoje lemos a trajetória que Aníbal Maria Di Francia iniciou a 125 anos, no bairro de Avignone, em Messina na Itália, fundando o Instituto das Filhas do Divino Zelo. 

   Ousamos dizer que essa data é memorável para toda Igreja, pois marca a caminhada de um santo que teve o coração sensível às necessidades de sua época e permaneceu atento ao chamado do Senhor.  Homem compassivo à semelhança do Mestre, Aníbal ainda jovem intuiu a importância de rezar, pedindo ao Pai, os bons operários para o seu povo  que abandonado perambulava como “ovelha sem Pastor”. Sua oração tomou “corpo” no serviço ao “resto de Israel” que habitava o miserável bairro messinense onde se estabeleceu. Diante da realidade, o Padre, como era chamado por suas crianças, compreendeu que era indispensável que a obra se fortalecesse, e assim deu o primeiro passo para a fundação do Instituto das Filhas do Divino Zelo.
   No dia 19 de março de 1887, na festa de São José, as quatro primeiras jovens receberam o hábito religioso do nascente Instituto de santo Aníbal. Ajoelhadas diante das órfãs, as jovens religiosas prometeram-lhe entrega total e mais uma vez a oração pela Messe tomou “corpo” nas próprias operárias.
   Ainda hoje, queremos dar “vida” a essa oração, queremos que os mais necessitados sintam que o Senhor atende ao clamor que Lhe é dirigido, por isso continuamos a história de santo Aníbal Maria rezando e sendo operárias em meio à multidão dos filhos de Deus.
   Você pode estar sendo chamada a continuar escrevendo essa história, dê espaço para ouvir a voz do Senhor que chama! Fonte: http://www.fdz.org.br//




Aproveitamos da oportunidade para agradecer e louvar a Deus pela a presença das irmãs em nossa forania. São vários trabalhos desenvolvidos e elas caminham conosco. Parabéns a toda Congregação, pelos 125 anos de história e graça.

sábado, 17 de março de 2012

Pastoral Familiar na diocese


PASTORAL FAMILIAR REALIZARÁ PRIMEIRO
 ENCONTRO DIOCESANO

            Nos dias 14 e 15 de abril, acontecerá o primeiro encontro diocesano da Pastoral Familiar em Ubaporanga (leia mais...)

Transferências de padres


brasao 
PARÓQUIAS DA FORANIA TÊM NOVOS PADRES


            Dom Emanuel Messias de Oliveira fez dez transferências de padres na diocese e algumas delas na forania de Ipanema. Portanto, a partir deste mês, padre Agnel Martins Alves tornou-se pároco de Chalé; padre Antônio Feliciano Teixeira, vigário paroquial de Ipanema; e padre Edmílson Sebastião da Silva, pároco de Santo Antônio do Manhuaçu.

PJ e consumismo


PJ DE CHALÉ REFLETE SOBRE JUVENTUDE E CONSUMISMO

 
 
            No dia 3 de março, a Pastoral da Juventude de Chalé realizou curso de formação com o tema “Juventude e consumismo: O que necessito?” O encontro foi assessorado pelo teólogo Davisson Henrique Rodrigues Pinto, de Mutum, e contou com a presença de 44 jovens.


PASCOM - Chalé

Centenário da Paróquia de Mutum: Divulgação


PARÓQUIA DE SÃO MANOEL - MUTUM
JUBILEU DE CENTENÁRIO
1912-2012



Por que celebrar os 100 anos de criação?

1. Para resgatarmos o conhecimento da caminhada histórica desta Igreja e relembrarmos, com viva gratidão, aqueles que nos precederam no trabalho evangelizador e plantaram a Igreja neste espaço geográfico de 1.251 km2 edificando a Paróquia com 55 comunidades.
2. Para Agradecermos  a presença dos dons de Deus nessa caminhada de 100 anos e lembrar que a Igreja é obra da graça de Deus.
3. Para tomarmos consciência da nossa responsabilidade em guardar o depósito da fé que recebemos dos nossos abnegados missionários, e, também, lembrar que a Igreja é uma realidade rica, dinâmica e sempre em crescimento, exigindo de todos  novo impulso e ardor missionário. Novas formas de evangelização e novas práticas pastorais sustentáveis.
4. Para deixar o exemplo de vida cristã e apostolado às gerações futuras.
Convidamos você, sua família e comunidade para esta importante missão da Paróquia. A celebração em cada setor será a marca que os 100 anos jubilar deixará na vida dos fiéis cristãos. Pois, queremos que a celebração do Centenário possa revigorar o entusiasmo cristão em todos os fiéis, nos grupos, pastorais , conselhos, associações, escolas e comunidades. Participe!

Prece do Jubileu de Centenário

Ó Senhor Jesus,
Estamos na caminhada de Celebração do Centenário da Paróquia de São Manoel de Mutum.
Queremos vos agradecer tantas graças recebidas e pela ação evangelizadora intensa.
Pedimos Vossa ajuda para realizarmos com grandes frutos as celebrações do Centenário, cem anos de criação.
Vivemos como Igreja unida, através das pessoas, das famílias, lideranças, conselhos, pastorais e comunidades.
Dai-nos força e perseverança para enfrentarmos os desafios de uma evangelização transformadora.
Queremos nos unir cada vez mais, como verdadeiros discípulos-missionários, para promovermos a VIDA PLENA para todos.
Assim, a inclusão social e fraterna irá se realizando melhor.
O Vosso Reino aconteça cada vez mais com Vossa ajuda e a proteção da Virgem Maria.
Amém.

Cronograma de Comemoração

2011
26/11 - Setor N. Sra. das Graças
     Local: Comunidade de N. Sra. das Graças
17/12 - Setor Venda Azul
     Local: Comunidade de Barcelos

2012
21/01 - Setor Barra da Ponte Alta
     Local: Comunidade de Vargem Alegre
18/02 - Setor Imbiruçu
     Local: Comunidade de Imbiruçu
10/03 - Setor Encoberta
     Local: Comunidade de Cachoeirão
05/05 - Setor Lajinha
     Local: Comunidade de Lajinha
19/05 - Setor São Roque
     Local: Comunidade de Sta. Rita.
16/06 - Festa de São Manoel
     Local: Praça da Matriz
14/07 - Setor Córrego Seco
     Local: Comunidade da Vala do Batista
18/08 - Setor São Judas Tadeu
     Local: Comunidade de São Judas Tadeu
15/09 - Setor Roseiral
     Local: Comunidade de Roseiral.
30/09 - Setor Humaitá
     Local: Comunidade de Humaitá
27/10 - Setor Matriz - Encerramento
     Local: Praça da Matriz.- Concentração das comunidades e missa festiva.
30/10 - Missa na Matriz 19:30h

     Durante o mês de outubro, visita da imagem de São Manoel nas 55 comunidades.    

PASCOM - Mutum  

Pastoral da Criança e parcerias


PARCERIA ENTRE A SECRETARIA DE SAÚDE E A PASTORAL DA CRIANÇA INCLUI MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO DE IPANEMA NO PROGRAMA “MÃES DE MINAS”


Líderes da Pastoral da Criança e agentes de saúde durante capacitação.
            No dia 16 de março, a Secretaria de Saúde de Conceição de Ipanema em parceria com a Pastoral da Criança promoveu capacitação sobre o Programa “Mães de Minas”. As líderes da Pastoral da Criança, Maria das Graças Cunha Neto e Janete Sturzeneker, de Caratinga, assessoraram o encontro que teve início às 8 horas, no Salão Paroquial.
            Segundo Maria das Graças, o foco principal do programa é a redução da mortalidade infantil e também materna. O índice de mortalidade infantil em Minas Gerais, em 2010, foi 14,02% e o de mães 43,19%. “Situação preocupante”, afirma a líder.
            As ações do programa envolvem a identificação das gestantes e crianças de até 1 ano; o monitoramento destas pessoas através de um Call Center e atendimento e orientações às mães até o crescimento da criança. O programa ainda disponibilizará ajuda às mães que necessitarem com custo de transporte e kit de enxoval para o bebê.
            O município de Conceição de Ipanema está aderindo ao programa e as ações serão executadas pelos líderes da Pastoral e pelos agentes de saúde. Esta é uma etapa da parceria celebrada entre os dois segmentos pela Secretária Municipal de Saúde, Simone Marques da Silva, que esteve presente na capacitação e incentivou a implantação do programa.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Artigos de dom Paulo: Novo nascimento


 

NOVO NASCIMENTO

Dom Paulo Mendes Peixoto*

O tempo da quaresma, na prática do cristão, é como a chegada de uma nova vida. É um processo, que chamamos de conversão, de transformação, transfiguração e de novo começo. Tudo isto acontece, levando em conta, a forma de vida de Jesus Cristo. É um caminho de vitória, mas que passa pelos compromissos da cruz.
Não é fácil entender o amor de Cristo na cruz, porque nossa cabeça é feita pelo mundo em que vivemos. A palavra “mundo” relativiza aquilo que é relacionado com a palavra “céu”. Deus amou o mundo dando seu próprio Filho para trazer as condições de vida digna. Isto aconteceu no seu gesto de doação que culminou na cruz.
Dizemos que o mundo é bom. Ele é a natureza onde Deus mora. Até dizemos que ele é bom e nós é que somos ruins. Nós é que o destruímos pelas estruturas perversas, por más administrações, pela corrupção de toda ordem, pela corrida ofegante pelo poder e a busca desenfreada de satisfações momentâneas.
Ter um novo nascimento é fazer acontecer a partilha e a fraternidade verdadeiras, participar da mesa comum fazendo a vontade de Deus “assim na terra como no céu”. Nesta dimensão, os sofrimentos nunca podem ser entendidos como castigo de Deus, mas condições de uma doação constante em busca de saúde e vida.
Muitas de nossas práticas de hoje nos tornam impuros, indignos para participar do “Banquete do Senhor”. Deixamos que a injustiça nos domine e de ser fiéis aos princípios da vida, “fazendo como todo mundo faz”. Neste contexto, as ações do cristão devem fazer a diferença no cumprimento da vontade de Deus.
Jesus fala em “nascer de novo”, que acontece na força da cruz. É uma questão de fé, porque quem não crê Nele, vai acreditar na força do dinheiro, do poder, do prestígio, da fama e da competição. Crer em Jesus é crer na cruz. O mundo da arrogância odeia a luz e a cruz, e perde o sentido verdadeiro da vida e da verdade.

*Bispo de São José do Rio Preto

terça-feira, 13 de março de 2012

Cooperativismo e associativismo

PASTORAL SÓCIO-TRANSFORMADORA REALIZARÁ ENCONTRO EM IPANEMA NA PRÓXIMA SEMANA
 EM IPANEMA

            A Pastoral Sócio-Transformadora realizará encontro da forania nos dias 24 e 25 de março, em Ipanema. Confira a programação:

PROGRAMAÇÃO

            Dia 24

08:30 - Recepção e Café
09:00 – Mística
09:30 – História do Cooperativismo e Associativismo
11:00 – Almoço
12:00 – Animação e Retorno as Atividades
12:10 – Trabalhos em Grupos e Plenária
15:00 – Café
15:30 – Retorno e Aprofundamento: Desafios Atuais
18:00 – Jantar
19:00 – Noite Cultural: Brincadeiras de Caboclo
21:00 – Encaminhamento para as Famílias Anfitriãs

         Dia 25

07:00 – Celebração da Santa Missa
08:00 – Café
08:30 – Palestra: Políticas Públicas
10:00 – Conclusões Finais
11:00 – Almoço e Encerramento.

A todos que participarem conosco, nosso muito obrigado!
Que saiamos mais enriquecidos deste encontro. E que Deus nos abençoe!
Equipe de coordenação da Pastoral Sócio Transformadora da Forania.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Catequese 2012

POCRANE REALIZA ASSEMBLEIA PAROQUIAL DE CATEQUESE


            A Paróquia Nossa Senhora da Penha de Pocrane, realizou no dia 10 de março a Assembleia Paroquial de catequese, sendo assessorado pela irmã Luciana Márcia da Silva, MNSG, coordenadora da Pastoral da Catequese da Diocese de Caratinga, e auxiliada por Sideneia.      
            A Assembleia foi dividida em dois momentos. Na primeira parte, Sideneia apresentou o objetivo, que é projetar um perfil para catequese diocesana. Para isso, é necessário ouvir os catequistas para conhecer e avaliar a realidade da catequética na paróquia, os desafios e as perspectivas e lançar propostas para a elaboração das Diretrizes Diocesana de Catequese, a serem elaboradas.
            Já no segundo momento, irmã Luciana apresentou as principais justificativas, revelando os desafios que afetam a catequese no geral, como as mudanças de ordem religiosa, antropológica, estrutural, cultural, econômica e familiar. Depois, sugeriu um estudo em grupo, para discutir as propostas das Diretrizes. E em seguida aconteceu o plenário.
            No fim, Maria do Carmo, até então coordenadora da catequese, apresentou Juvercina Maria, que foi aprovada por todos para ser a nova coordenadora da Pastoral Catequética Paroquial. Padre Elias agradeceu a todos pela presença e deu as boas-vindas à nova coordenadora, desejando-lhe bênçãos e sabedoria para o serviço. 

PASCOM - Pocrane