domingo, 5 de agosto de 2012

Artigos: Mutum (II)

SER CRISTÃO NA COMUNIDADE

1. Vida de comunhão profunda com o ministério do Cristo Missionário. A vocação missionária pressupõe um chamado íntimo e radical por parte do Mestre a uma pessoa, transformando a sua vida e empenhando-a na Missão. "A minha vida é Cristo" dizia São Paulo (Fl 1,21).
2. Amor e sintonia com a Igreja. O missionário sabe sofrer por ela. "Até agora passamos fome e sede, frio e maus tratos" (1 Cor 4,11-14). Todo missionário deve estar disposto a doar a própria vida.
3. Caridade Apostólica. O missionário imita o Bom Pastor: ternura, disponibilidade, perdão, serviço, respeito, ética, cuida das ovelhas quebradas...
4. Amor universal. O missionário não faz distinção entre bons e maus, entre os de perto e os de longe: Ele é um irmão universal, respeitador das diferentes culturas e religiões.
Os missionários que têm esta espiritualidade:
a) Vivem e confiam no Espírito Santo;
b) Anunciam o Evangelho com franqueza e perseverança;
c) Sabem ler os "sinais dos tempos". Abrem novos horizontes à Missão;
d) Sabem transformar as dificuldades em novas oportunidades de evangelização;
e) São cheios dos gestos humanos, fraternos, acolhedores, éticos, respeitadores das pessoas, valorizam a inclusão social e são humildes no exemplo do Cristo.
f) Falam de qualidades, valores, de travessia, de deserto, e são verdadeiros samaritanos diante das dificuldades e desafios.
g) Valorizam as pessoas em sua condição concreta: crianças, homens, mulheres, doentes, excluídos, pecadores...
Vamos construir pessoas na nossa missão de ser cristão, pessoas que encontrem a felicidade de viver, olhando para o futuro com esperança. Todo ser humano é um ser inacabado, mas com grandes possibilidades de crescimento.
Paróquia de São Manoel
Pe. Silas de Paula Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário