sábado, 21 de maio de 2011

Bispo Diocesano:

DOM EMANUEL TORNA-SE OFICIALMENTE O 6º BISPO DA DIOCESE COM A POSSE


"A serviço da misericórdia"

Kátia Nunes de Magalhães

Dom Emanuel na  sua nova catedral.
Dom Emanuel o 6º Bispo Diocesano de Caratinga. Com cânticos, com reza, com abraços, com um jeito próprio de acolher, nos concentramos à frente da Catedral São João Batista para receber Dom Emanuel, que se aproximou com um sorriso no rosto. Uma multidão o cercava dentre eles, leigos, religiosas e religiosos, autoridades civis, 127 padres, 12 Bispos, 5 diáconos e a posse acontece.
Às 18 horas os sinos da Catedral (sede da diocese) badalaram com intensidade saudando a todos. Deu-se início a cerimônia de Posse. Em seguida, fomos em uma belíssima passeata até o Santuário de Adoração onde foi celebrada a Missa Solene.E em uma só voz cantávamos e rezávamos acolhendo ele que vem "A Serviço da Misericórdia". Em sua homilia, Dom Emanuel emocionou a todos com uma oração que ele fez quase dois anos antes de sua eleição para bispo: “Jesus, estou diante de vós. Acredito profundamente nesta verdade, que estais aí, no sacramento da Eucaristia. Sei, ó Bom Pastor, que sois o meu Bom Pastor. Tenho experimentado, uma solicitude, uma ternura da Vossa parte que me deixam sem jeito, até envergonhado. Vejo a Vossa mão me amparar até mesmo nos meus erros. Não vejo repreensão, não sinto cobranças. Vejo apenas amor, carinho, ternura, amparo. Sei que não mereço. Sei que não é pelos meus méritos, que agis assim. Assim o fazeis, porque me amais apaixonadamente. Sois o amor. 
Jesus, compreendo, profundamente, vossas atitudes. O que não compreendo são as minhas! Por que não sou mais agradecido? Por que não sou melhor? Por que não correspondo mais? Sou tão pequeno para cuidardes de mim, com esta ternura desconcertante, sou tão insignificante para me dardes tanto valor!
E agora,Senhor, aquele último sinal! Se vem de vós, é por amor. Eu sei. Mas estou confuso, Senhor; muito confuso! Receio não conseguir dizer sim. Não me posso imaginar em tal situação. Vós me conheceis, ó Bom Pastor!. Para mim está claro que não é este o meu caminho. Mas como duvidar que é um chamado que vem de Vós? E se vem de Vós, como pode ficar obscuro para mim? Não sei! Perdi meu chão! Lembro-me de Moisés; lembro-me de Jeremias. Mas como comparar-me a estes gigantes da fé? Até este pensamento é imbecil. Eles foram homens de grande intimidade com vosso Pai. Eu me sinto muito pequeno, muito distante, muito imperfeito.
Ficai comigo, Senhor! juntinho de mim. Sou uma criança insegura e a cidade está muito movimentada! Segurai minha mão, Senhor! Sede meu Pastor. Se me largais, eu serei atropelado. Dai-me serenidade nesse tempo, ó Bom Pastor! Mas ...prefiro estar enganado. Não gostaria que fosse verdade, o que estou percebendo. Se for, ó meu Amado, que não seja por agora. Que demore a chegar; que demore muito! Preparai-me, Senhor, como preparastes Isaias, purificando os seus lábios. Ainda preciso caminhar muito.
Jesus, meu Bom Pastor, vós me conheceis por dentro e por fora! Sabeis que estou sendo sincero. Ajudai-me!  Estou confuso, embora sinta que nasci para servir.  Amém”.
 

O novo bispo, seu clero e visitantes.
Ao final da Santa Missa Padre José Raul, em nome de todo clero,  Irmã Maria de Lourdes, em nome de todos os religiosos, Um leigo e uma autoridade civil falou a Dom Emanuel, dando-lhes as boas vindas e agradecendo por esse momento de graça em nosso meio. Pessoas que não conseguiram entrar na Catedral e no Santuário puderam acompanhar todos os eventos por meio de telões montados na área externa.
E nossa Forania se fez presença! Rendemos graças a Deus por esse momento único em nossas vidas. "Salve, Salve o Bom Pastor..." Que possamos juntos continuar a caminhada, fazendo com que o Reino aconteça com graça e beleza. É Deus nos apontando caminhos, abrindo portas, nos guiando. A Dom Emanuel nosso carinho imenso. 

O 6º bispo diocesano de Caratinga.


Nenhum comentário:

Postar um comentário