quinta-feira, 19 de maio de 2011

Despedida:

DOM HÉLIO GONÇALVES HELENO CELEBRA SEU ANIVERSÁRIO EM COMUNHÃO COM TODA A DIOCESE

Adaptado por Kátia Nunes de Magalhães

Dom Hélio e o clero de Caratinga.

Foi na terça-feira, 18 de maio, que a diocese inteira se uniu em mais um dia do Tríduo em Recepção a D. Emanuel com um tema muito sugestivo e real: Aniversário de D. Hélio, bispo que deixa a diocese depois de 32 anos de doação. Todas as paróquias rezavam juntas, agradecendo por sua Vida e pelos trabalhos dedicados a diocese.

Segundo o Site da Diocese de Caratinga

Dom Hélio durante a celebração eucarística. 
No Seminário Diocesano, vários padres e amigos de Dom Hélio se encontraram para um almoçar com festivo. Dom José Moreira, bispo de Três Lagoas (MS) estava presente. Dom Moreira foi o primeiro Padre ordenado por Hélio e o último ordenado bispo. O empresário do Grupo Sistec, Eurico Gades, também participou do almoço.
         Durante a missa na catedral, às 19, Padre Boreli proferiu homenagem a Dom Hélio numa comovente homilia. Lembrou a dedicação de Dom Hélio à Diocese de Caratinga, seu zelo pelo seminário, seu amor para com os Padres e, principalmente, seu árduo escrúpulo com a Santíssima Eucaristia.
Monsenhor Raul Motta, Vigário geral de Dom Hélio por quase 28 anos, entregou a ele uma placa de homenagem, agradecendo por sua dedicação à diocese. Também o Prefeito de Caratinga, João Bosco Pessine Gonçalves, prestou homenagem em nome de todo o povo de Caratinga.
Ao fim da celebração, Dom Hélio citou os telefonemas que recebeu durante o dia. Ligaram para os aniversariantes antigos paroquianos seus de São Pedro dos Ferros e Rio Pomba, cidades da diocese de Mariana nas quais Dom Hélio exerceu parte de seu ministério presbiteral. Também Dom Emanuel ligou para dom Hélio, justificando sua ausência na celebração e desejando-lhe os parabéns.
Dom Hélio deu sua palavra de gratidão a toda a diocese de Caratinga. “Aqui foi onde passei mais tempo na minha vida, 32 anos, na minha cidade natal fiquei apenas 12 anos”, disse. Como de costume, Dom Hélio encerrou sua palavra, intercedendo a Deus as mais copiosas bênçãos e favores celestiais.
A Forania de Ipanema se alegra em poder ter tido a oportunidade de celebrar junto a Dom Hélio os seus 76 anos de Vida. Essa mistura de Recepção a Dom Emanuel e o Aniversário de Dom Hélio, nos remite a uma Igreja que ENVOLVE, que move, que é VIDA, que transmite VIDA. A Dom Hélio, nossa gratidão por tudo, nosso abraço fraterno e nosso desejo de que o Senhor da Vida o conceda saúde, paz e muita alegria em continuar a caminhada.

Dom Hélio em sua festa de aniversário, ao fundo, dom Moreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário