terça-feira, 30 de agosto de 2011


PRIMEIRA MISSA DO PADRE MOACIR

Cláudio Antônio Mendes*


Ainda que atrasado, estamos postando as fotos da primeira missa do padre Moacir, realizada dia 21 de agosto, na Matriz São Manoel de Mutum, às 9 horas com a presença de dom Emanuel Messias de Oliveira, bispo diocesano.
Além da presença de dom Emanuel, registramos a presença de 13 padres, incluindo dois colegas de turma do padre Moacir.
O primeiro dia do padre recém-ordenado foi completado com uma Missa em sua comunidade natal, São José.


 


*Paróquia de Mutum

domingo, 28 de agosto de 2011

Jovens:


FORANIA DE IPANEMA REALIZA ENCONTRO VOCACIONAL COM A JUVENTUDE

Kátia Nunes de Magalhães*

Participantes do encontro em foto oficial.
Aconteceu nos dias 26 a 28 de agosto de 2011, na casa de Curso “Recanto de Nossa Senhora das Graças”, Lajinha, o encontro dos jovens da forania de Ipanema para aprofundar o tema: “Vocação”. Padre Ronaldo Patrício, padre Eder Mateus dos Santos, padre Auricélio Ferreira Correia, SDN, irmã Maria Jussara dos Santos, FDZ, o casal Admardo Augusto Sanglard e Sílvia Angélica Soares Sanglard, foram os responsáveis por dinamizar o tema proposto.
Houve momentos de oração, de celebração da Palavra, celebração da Santa Missa, uma bela noite cultural. A equipe do SAV da forania de Ipanema agradeceu as paróquias que se empenharam em enviar os seus representantes. 

*Paróquia de Ipanema

sábado, 27 de agosto de 2011

Homenagem:


SER E FAZER CATEQUESE: UMA HOMENAGEM AO DIA DO CATEQUISTA

Marlone Pedrosa*

Educar é mandato sublime, seja em qual for a área do conhecimento humano. Já instruir na fé é ministério sagrado, reservado a seres especiais. Assim se constitui a missão do(a) catequista. Voz da Igreja que parte, amplia e reparte o alcance do anúncio libertador. Pessoa de abdicação. Estrategista que encontra tempo e disposição de se colocar a serviço. Malabarista equilibrador de trabalho, família e Igreja. Acrobata que se equilibra nas finas cordas das labutas diárias, sustentadas por uma força maior, causando suspiros nervosos e aplausos no final. Matemático prático que se divide e multiplica, dando conta de reuniões, encontros, planejamentos, estudos e infindáveis documentos eclesiais. Artista talentoso interpretador de vários papéis, sendo pai, mãe, médico, escritor, cantor, animador, palhaço, terapeuta, diretor espiritual e tantos quantos forem necessários.
De forma bem resumida o catequista é isso! Mas ser catequista é muito mais! É apresentar a boa nova a mentes e corações sedentos do Eterno. Fazer com que nos reconheçamos filhos amados, descortinando um horizonte no qual nos percebemos participantes de uma mesma e grande família. Despertar a co-responsabilidade, sentimento e atitude impulsionadora ao cuidado com o próximo, com o planeta. Polir o espelho de nossa existência, embaçado pela modernidade egoísta, deixando-nos enxergar nossa imagem no outro, semelhante que nos instiga a ser melhores. Fazer experienciar que o Sublime se “gentificou”, dignificando nossa espécie, na certeza da possibilidade de santificarmos a humanidade, eternizando o oculto numa aparência passageira. É ser profeta, enxergar além, apontar com segurança, criatividade e ousadia o Caminho que nos leva ao Pai.
Por isso, em nome de toda Equipe Diocesana da Pastoral Bíblico-Catequética, parabenizo e agradeço a todos(as) os(as) catequistas de nossa diocese pelo empenho, esforço, carinho e determinação na árdua e prazerosa tarefa de fazer ecoar a mensagem de Cristo entre nossos catequizandos. Sejamos como Maria, criatura que por suas qualidades se fez escolher para o serviço. Deus abençoe vocês! FELIZ DIA DO CATEQUISTA!


*Membro da Equipe Diocesana da Pastoral Bíblico-Catequética, Diocese de Caratinga. Seminarista do 4º ano de Teologia

FONTE: Paróquia de Ubaporanga

Homenagem a você...


sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Pocrane:


 
POCRANE CELEBRA NOVENA DE SUA PADROEIRA

A paróquia de Pocrane iniciou no dia 23 a novena em honra à sua padroeira Nossa Senhora da Penha, com o tema: “Maria: Discípula missionária a serviço da vida”. A programação consta de missas todos os dias com padres convidados.
No dia 31 de agosto, o bispo dom Emanuel Messias de Oliveira presidirá a eucaristia.
No dia 1º de setembro, dia da festa, haverá uma maratona ciclística e, à noite, as festividades serão encerradas com o show de Frei Zeca, após a missa.

FOTO: Blog “Paróquia de Pocrane”.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Arte & Cultura


O “CIRCUITO CULTURAL ARTE ENTRE POVOS” INCLUIRÁ CONCEIÇÃO DE IPANEMA EM SEU CRONOGRAMA


Nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, os artistas do Circuito Cultural Arte entre os Povos estarão em Conceição de Ipanema. A equipe trará as oficinas “Arte de Ler”, “África” e “Artes Plásticas”. Dentre as diversas atrações está previsto o show do cantor cubano Reinier Valdés. A Escola Estadual Governador Juscelino Kubitschek e a Secretaria Municipal de Educação formaram uma parceria para divulgar e oferecer a infraestrutura básica para a realização do evento.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Artigos de Dom Paulo:




MISTAGOGIA: NOVO CAMINHO FORMATIVO DE CATEQUISTAS

Dom Paulo Mendes Peixoto*

O que está em jogo é o processo formativo do povo, no âmbito catequético. O Sulão da Catequese faz parte desse processo, agora com o tema “Mistagogia: novo caminho formativo de catequistas”. A motivação principal é o encontro com o Senhor, o “ver o Senhor”. É o aspecto do mistério dentro da Iniciação à Vida Cristã, para levar o catequizando a encontrar Jesus nos dados do patrimônio da fé que lhe são oferecidos.
A nossa reflexão deve preocupar-se muito com os ambientes motivadores da catequese, como a família e a comunidade cristã. Na roupagem e moldes da nova cultura, marcada de muito individualismo, uma catequese que consiga tocar os corações e as mentes dos interlocutores, dos catequizandos. Por isto, uma catequese com perspectiva cristológico-bíblica, com testemunho e que mostre a grandeza de Deus.
A realidade moderna exige formação dos catequistas para que saibam ler os desafios da cultura, reconheçam e anunciem Cristo com todas as suas exigências. Cada catequista deve se sentir chamado por Jesus e dar sua resposta de discípulo. Ele é mistagogo quando tem experiência do mistério com profundidade, quando consegue mergulhar-se nele. Isto supõe participação comunitária na fé e vivência dos sacramentos, dando dimensão missionária, profética e testemunhal.
O catequista mistagogo é aquela pessoa que reconhece o Mestre Jesus e se declara disposto a seguir os seus ensinamentos. Sente-se chamado por Deus e faz profunda experiência de Jesus Cristo. Ele testemunha sua fé na comunidade cristã, busca ter equilíbrio, capacidade de relacionamento com todos e consegue contagiar aqueles com quem convive. Com tudo isto, ele é interlocutor da fé, que ajuda os catequizandos na maturação de fé.
Por fim, o catequista mistagogo tem uma espiritualidade envolvente. Tem uma cumplicidade com Deus, sendo seu porta-voz. Tem experiência de intimidade com Deus na oração, na participação litúrgica, na leitura orante da Palavra de Deus, no seguimento de Jesus Cristo e na formação de comunidades cristãs. Ele, na oração e contemplação, procura ver a realidade, isto é, a vida com os olhos de Deus.

*Bispo Diocesano de São José do Rio Preto

domingo, 21 de agosto de 2011

Ordenações 2011:


PARÓQUIA SÃO MANOEL ORDENA 20º PADRE

Cláudio Antônio Mendes*

Multidão presente na Praça da Matriz.
Sábado, 20 de agosto de 2011, a paróquia São Manoel de Mutum, MG, celebrou com diversas paróquias representadas, seja pelo pároco ou por caravanas de paroquianos, na praça da Matriz, a ordenação presbiteral de Moacir Ramos Nogueira, pela diocese de Caratinga, MG.
Padre Moacir é o 20º padre mutuense. Em uma paróquia que completará 100 anos o ano que vem, isto nos dá uma “produtividade vocacional” de um padre a cada 05 anos.  É uma bênção para essa terra de missionários.
A Praça da Matriz ficou lotada, para essa grande festa. Além da presença de dom Emanuel, pela primeira vez em Mutum, esteve conosco o bispo emérito dom Hélio, padre Demerval, primeiro padre de Mutum e responsável pela ida de Moacir para o seminário, padre Batista, que batizou Moacir quando pároco em Mutum, diversos padres sacramentinos com que Moacir conviveu em sua passagem pela Congregação, diversos padres e seminaristas diocesanos.
No domingo, padre Moacir celebra sua primeira missa na Igreja Matriz, às 9 horas e, à tarde, em sua comunidade natal, São José.
Momentos emocionantes da Ordenação de Pe. Moacir.


*Paróquia de Mutum.

JMJ 2011:

RIO DE JANEIRO SEDIARÁ A PRÓXIMA JMJ


Neste domingo, 21 de agosto, o papa Bento XVI anunciou que a próxima JMJ será no Rio de Janeiro, em 2013, durante a Celebração Eucarística que encerrou a 26ª Jornada Mundial da Juventude. O evento deste ano reuniu 2 milhões de peregrinos católicos de 193 países.
Bento XVI exortou os jovens a se manterem fiéis ao anúncio de Cristo, levando o conhecimento de seu amor a todas as pessoas. E acrescentou: “sejam apóstolos do século XXI”. Na base aérea dos Quatro Ventos foi entregue a Cruz dos Jovens aos brasileiros pelos espanhóis.
A JMJ foi criada pelo papa João Paulo II, em 1984.  Em 2013, o Brasil entrará para esta lista acolhendo o evento em suas terras. Desde 84, foram realizadas jornadas em Roma (1985), Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (Espanha, 1989), Czestochowa (Polônia, em 1991), Denver (Estados Unidos, em 1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma novamente (no Jubileu, 2000), Toronto (2002), Colônia (Alemanha, 2005), Sydney (Austrália, 2008) e, por fim, Madri neste ano.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Artigos de Dom Paulo:


 ordemrealeimperial | Dom Paulo Mendes Peixoto após o conferimento de Ordem
COMPROMISSO DE ESPERANÇA

Dom Paulo Mendes Peixoto*

A história que presenciamos é nossa e somos nós que a construímos. A participação é de todos, uns mais e outros menos. Não importa o grau desta ação. Mas há aqueles que marcam mais e conseguem dar uma contribuição de maior relevância, porque assumem compromissos de mais esperança.
Olhando para a realidade na caminhada de toda a bíblia, são inúmeras as personalidades que deixaram importantes legados que continuam marcando e influenciando os novos tempos. Foram pessoas vocacionadas e que souberam colocar em prática os seus dons e facilidade em realizar atos de construção do bem.
Entre muitos dos vocacionados bíblicos, podemos destacar a figura de Maria, mãe de Jesus Cristo, com sua marca de simplicidade e doação total de vida. Consta ter sido mulher da esperança, de fidelidade aos compromissos assumidos, e mulher de muita fé.
A exemplo de Maria, como mãe da esperança, também hoje encontramos vocacionados convictos de sua missão. São verdadeiros construtores dos novos tempos, deixando transparecer a confiança e a certeza de um mundo melhor, principalmente com a marca da justiça.
Essas figuras estão presentes em todos os setores da sociedade. Agem, às vezes de forma simples, sem muito barulho, mas construindo o bem e provocando a esperança. Não se deixam abater pela força do mal e nem pela violência que os cercam.
Quem se doa na construção do bem e da vida da coletividade, acaba fazendo acontecer a vitória da vida sobre a morte. Não podemos deixar que o mal tenha relevância sobre o bem, fazendo minar a esperança constitutiva das pessoas.
Construir a esperança é proclamar a libertação dos oprimidos, dos sem voz e sem vez. Isto é compromisso de solidariedade, de transformação da realidade de sofrimento, angústia, dores, exploração social etc., em situações de vida.
Falar de compromisso de esperança é olhar o mundo com olhos de quem acredita em dias melhores. É acreditar que é possível a existência de um mundo melhor, mais humano, fraterno e menos violento. Esta é uma descoberta de conquista e de luta constante.

*Bispo de São José do Rio Preto.

JMJ 2011:


BENTO XVI PARTICIPA DA JMJ EM MADRI

null

Bento XVI chegou ontem, dia 18, à Espanha para participar da Jornada Mundial da Juventude e foi recebido pelo núncio apostólico dom Renzo Fratini e pelo rei Juan Carlos e pela rainha Sofia. Em seguida, encontrou-se com o primeiro ministro José Luiz Sapatero. A cerimônia de boas vindas foi presenciada por 2 mil jovens.
Hoje, dia 19, o papa se reuniu com os reis e também com centenas de monges e representantes acadêmicos no mosteiro de El Escorial. Bento XVI rezou Via Sacra com milhares de jovens pelas ruas de Madri.

FONTE: ww.hola.com/Actualidad.

CLERO DE CARATINGA REALIZA RETIRO ESPIRITUAL

retiro_anual_2011


O clero de Caratinga realizou seu retiro espiritual anual do dia 15 ao 18 de agosto, em Santa Isabel, ES, na Casa de Retiro São Francisco Xavier.  Entre diocesanos e religiosos se fizeram presente 70 padres. Assessoraram o retiro os padres Sávio Corinaldesi e Camilo Pauletti. O tema das reflexões girou em torno da palavra fidelidade.
FONTE: Portal Diocese de Caratinga.

Prestação de Serviço:


DESAPARECIDO
JOSIEL DOS REIS


Participante  do grupo de jovens da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré de Lajinha desapareceu desde  04/08/2011.
Nascido em 05/03/1985 filho de José Martins dos Reis e Maria das Dores dos Reis.
Josiel era atuante nos trabalhos da igreja, de repente ficou depressivo, fizemos uma visita com todos os jovens na casa dele. A partir  daí, ele tinha voltado aos trabalhos da igreja. Pedimos ajuda de todos para observarem em sua paróquia se tem algum visitante parecido com ele, porque acreditamos que ele não iria passar em uma cidade sem visitar a paróquia.

Contato: (33)3344-1504/3344-1268/3344-1424

Desde já obrigada.

Pastoral da Juventude (Lajinha).

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Hora de Comemorar:


BLOG ATINGE 4 MIL ACESSOS EM  QUATRO MESES


Hoje, dia 16 de agosto, o blog “Forania de Ipanema On line” atingiu a marca dos 4 mil acessos. Já fizemos 106 postagens. Produzimos e-books para incentivar e orientar nossos colaboradores. Fizemos entrevistas, postamos convites e notícias. Agradecemos imensamente os nossos colaboradores. O próximo passo é concretizar nosso desejo de realizar um encontro com todos os representantes da forania. Aproveitamos para parabenizar o blog “Paróquia de Pocrane” por ter atingido a marca dos 1 mil acessos.

A administração.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Convite:

PARÓQUIAS DA FORANIA DE IPANEMA SE ORGANIZAM PARA MAIS UM ENCONTRO DA JUVENTUDE


Será nos dias 26 a 28 de agosto de 2011 na Casa de Curso Nossa Senhora das Graças em Lajinha, MG.  O Serviço de Animação Vocacional junto da Pastoral da Juventude se encontrarão para refletirem e estudarem sobre as vocações, já que no mês de agosto a Igreja pede atenção especial a esse tema.
Os organizadores pedem às paróquias que não deixem de enviar seus representantes. São 10 jovens por paróquia. E acrescentam: “Façamos o trabalho acontecer: é isso que Deus pede de nós, um conhecer pra poder vivenciar. Sejam bem-vindos juventude!”

Ordenações 2011:


PADRE AGNEL: MAIS UM PADRE FILHO DA FORANIA DE IPANEMA

“Alegria de Servir no Amor e na Gratuidade”


Kátia Nunes de Magalhães*

Diácono Agnel no início da cerimônia.
Foi na praça da comunidade Imaculada Conceição, distrito de Tabajara (município de Inhapim), e paróquia Santo Antônio de Pádua, que na manhã do dia 14 de agosto de 2011, toda a diocese se encontrava junto ao diácono Agnel Martins Alves e sua família, para a celebração de sua ordenação presbiteral. Aproximadamente 3.000 pessoas, 33 caravanas, 40 padres, dom Hélio Gonçalves Heleno (bispo emérito de Caratinga) e diácono Moacir Ramos Nogueira.
Dom Emanuel Messias de Oliveira conduziu a celebração com uma alegria imensa. Segundo o site da Diocese de Caratinga: “Ele, valorizou a importância de a paróquia entregar seu primeiro filho ao clero da diocese e de se fazer, pela primeira vez, uma ordenação naquela localidade. Durante sua homilia, fez um verdadeiro discurso vocacional. Valorizou a pessoa do padre, ressaltando sua identidade, a partir de sua missão profética, sacerdotal e real. Lembrou ao candidato que ele era chamado por Deus, ungido e enviado pela Igreja, valorizando muito a dimensão missionária do ministério presbiteral.”
Ao final, padre Agnel Martins Alves agradeceu a todos que fizeram parte de sua caminhada vocacional e demonstrou sua alegria ao receber o ministério presbiteral. Agradeceu ainda a todos que se faziam presentes, da sua gratidão em ver tantos e tantas juntos a ele em um momento tão importante e significativo em sua vida.
O administrador paroquial de Santo Antônio de Pádua, padre Geraldo Rogério, agradeceu a todas as comunidades pelo empenho na organização de uma festa tão bonita. Acolheu ao bispo diocesano, dom Emanuel Messias, ressaltando a sua disponibilidade em celebrar a ordenação em Tabajara e a dom Hélio Gonçalves Heleno pela presença.
Para encerrar, um almoço foi servido a todos e o padre Agnel Martins Alves fez questão de abraçar a todos os presentes.
O neo-presbítero será vigário paroquial de São Sebastião do Sacramento, município de Manhuaçu, desenvolvendo seu ministério junto ao padre José Maria Barros. “Eis o meu servo que eu sustento, meu eleito, nele tenho o meu agrado, pus sobre ele o meu espírito.” ( Is 42,1).

*Paróquia de Ipanema

Convite:


sábado, 13 de agosto de 2011

Revista Diretrizes:

DIRETRIZES: EDIÇÃO DO MÊS DE AGOSTO

Dom Emanuel se encontra com seu clero (capa)

Após a missão dos Doze, Jesus os convida para um descanso: “Vinde, a sós, para um lugar deserto, e descansai um pouco” (Mc 6, 31). “Havia de fato tanta gente chegando e saindo, que não tinham tempo nem para comer” (Idem).
Foi isso que fez nosso novo Bispo, Dom Emanuel Messias de Oliveira, um mês após sua chegada a Caratinga. Mais precisamente, de 27 a 29 de junho pp. O “lugar deserto” foi a Casa de Retiro São Francisco Xavier, dos Padres do Verbo Divino, em Santa Isabel, ES.
Foram de fato três dias de “descanso” das atividades pastorais do nosso dia-a-dia, quando muitas vezes a gente não tem tempo nem para comer direito. Mas foi um descanso muito proveitoso: um contacto nosso mais de perto com o novo Bispo e dele conosco, e mesmo entre nós, padres diocesanos e religiosos. Não descuramos os exercícios espirituais, celebrando a Eucaristia e rezando a Liturgia das Horas em comum. Tivemos tempo para algumas reuniões com Dom Emanuel, desenvolvendo uma parcela da grande pauta que nós mesmos apresentamos para esse diálogo respeitoso, mas fraterno. E ainda momentos muito alegres de esportes e... circo! Isso mesmo: descobrimos entre nós um padre que é verdadeiro artista de circo, vestido de palhaço, fazendo mágicas as mais variadas e provocando, em todos, admiração, aplausos e gargalhadas.
Neste número da revista da nossa Diocese, Diretrizes, você vai ver tudo isto bem registrado, assim como as muitas decisões pastorais já abraçadas pelo Bispo e pelos Padres.
No entanto, desejo salientar uma delas, por julgá-la muito, muito importante mesmo! A criação de uma “Equipe Presbiteral”, além do “Conselho Presbiteral”.
Sabemos que o Conselho Presbiteral deixa de existir, quando o Bispo Diocesano sai. Agora ele precisa ser reorganizado. Mas não é a ele que me refiro. Estou falando de uma “Equipe Presbiteral”, sugerida por Dom Emanuel, ou seja, um grupo de padres que terá a missão de unir mais o Presbitério. Incutir nele mais amizade e ternura. Preocupado com os presbíteros, especialmente os mais idosos e os doentes. Não perdendo nenhuma oportunidade para visitá-los, nos aniversários e nas ocasiões difíceis, na alegria e na tristeza. Essa equipe poderia reunir-se mensalmente, ou mais vezes, quando necessário.
Ficou então combinado que cada Forania, na primeira reunião que tiver, escolha dois padres seus representantes: um para o Conselho Presbiteral, que tem funções determinadas pelo Código de Direito Canônico; e outra para a “Equipe Presbiteral”, com a missão tão importante de dar presença amiga na vida de cada padre do nosso Presbitério.
Além de tantas matérias importantes neste número de Diretrizes, não deixe de ler com atenção e carinho tudo o que aconteceu em Santa Isabel (Páginas 9 a 16). Contamos com as orações de todos vocês.
E, até setembro, se Deus quiser!

Assine Diretrizes:
Mande um e-mail para domcarloto@hotmail.com
Ou ligue: 33 3321 2521
Valor da anuidade: R$35,00.

Reprodução do “Portal Diocese de Caratinga”.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Ordenações 2011:


PARÓQUIA DE SANTO ANTÔNIO SE PREPARA PARA ORDENAÇÃO COM TRÍDUO VOCACIONAL






A paróquia de Santo Antônio do Manhuaçu se prepara para a ordenação do diácono Agnel Martins Alves com a celebração de um tríduo preparatório. O texto foi preparado pelos seminaristas Cláudio Geraldo e Dione Leandro. A ordenação do diácono Agnel acontecerá no domingo, 14 de agosto, às 10 horas da manhã, em Tabajara.  A comunidade de Tabajara receberá atenção especial nos dias do Tríduo, terá missas todos os dias.

Artigos de Dom Paulo:


NÃO EXCLUIR

Dom Paulo Mendes Peixoto*


Dentro do regime de uma cultura liberal, o termo exclusão tem um destaque muito forte. Ele é consequência da capacidade e do poder, ou não, de competitividade. A base está na força causada pelo enfrentamento econômico, que dá vantagem a uns e desqualifica a muitos outros dos mesmos privilégios. Muitos são marginalizados.
Numa outra dimensão de atuação, tendo em vista as comemorações e o destaque dado ao dia dos pais, a família é um ambiente de inclusão, de acolhimento e de partilha fraterna. O pai, pela própria missão, nunca pode abandonar os filhos e nem aqueles que fazem parte da mesma família e de sua área de convivência.
Na cultura antiga, a pessoa não ser da mesma raça, ou da mesma nacionalidade, era ser excluído. As atitudes eram de discriminação. Isto está muito evidente no contexto bíblico, principalmente nas relações entre os judeus e os chamados povos pagãos, aqueles de outras nações vizinhas.
Não podemos dizer que hoje seja tão diferente, mas há um esforço muito grande de solidariedade, de superação da discriminação, do racismo e das atitudes excludentes. Não bastam leis para combater as práticas de exclusão. Temos sim que entender e sentir os frutos de uma boa convivência.
A superação dos atos de discriminação e exclusão constitui desafio para a cultura. No nível econômico, eles só poderão acontecer com a prática da partilha e da função social dos bens adquiridos e acumulados. O acúmulo indiscriminado gera exclusão.
No projeto salvífico de Jesus Cristo, a misericórdia e a acolhida fraterna são fundamentais. Aí está a prática da inclusão, que consegue superar as atitudes discriminatórias das culturas de seu tempo. Ele acolhe os estrangeiros, os pagãos e a todos os chamados de estanhos, que não faziam parte do povo judeu.
É insustentável um poder que não leva em conta os direitos da pessoa humana. Agir com justiça é oferecer dignidade de vida para o povo que espera atitudes de respeito dos seus dirigentes. É ser como pai que luta pela felicidade de todos os seus filhos.

Bispo de São José do Rio Preto