terça-feira, 2 de agosto de 2011

Artigo:

TODA VOCAÇÃO É UMA GRAÇA. AGOSTO: MÊS VOCACIONAL

                                                                                                               Kátia Nunes de Magalhães*

Mas o que é vocação? A palavra vocação vem do latim vocare que significa “chamado”. De uma forma ou de outra todos nós somos chamados a fazermos algo. No passado, a palavra vocação significava qualquer espécie de aptidão. Por exemplo: aptidão para música, professor etc.. Mas, depois ela foi adquirindo um significado religioso passando a designar o Chamado de Deus. Vocação sempre indica um chamado. E quem convida sempre deseja alguma resposta da pessoa a quem convida. 
Deus não age de forma diferente. Só que, ao chamar, Deus, antes de pedir Ele dá. Deus chamando a pessoa lhe dá a vida, a existência, e com a vida, dá-lhe também a liberdade. Depois do chamado à vida, Deus convida a pessoa e confia-lhe uma missão. Deus não quer agir sozinho. O Chamado é sempre um desafio.
1.      Ao sermos chamados à vida, nos comprometemos a cumprir uma determinada missão que todos os outros possam viver bem.
2.      Ao sermos chamados à fé, pelo batismo, nos comprometemos a seguir os ensinamentos de Jesus Cristo e a colaborar com os homens na busca da verdade e do bem vivendo como irmãos.
3.      Ao sermos chamados a qualquer estado de vida (sacerdotal, religiosa, matrimonial) assumimos um compromisso específico com a comunidade humana, de ajudá-la a encontrar a felicidade. 
Para que isso aconteça é indispensável que cada um faça desabrochar e fortificar a vocação que está em seu interior (Mt 25, 14-30). 
As capacidades e dons que temos devem estar voltados para as necessidades dos outros. Quanto mais o homem está voltado para o outro, mais realizado e feliz será. O verdadeiro amor é o que busca a felicidade do outro e não a própria. 
Podemos dizer que, vocação é a oferta divina que exige uma resposta e um compromisso com Deus. Nesta definição percebemos três aspectos: 1) Oferta (chamado) de Deus;  2) Resposta do homem;  3) Compromisso com Deus e com o irmão.
A resposta do homem deve ser constantemente reassumida. É no dia-a-dia que se deve ir fazendo caminho e assumindo os riscos do nosso “sim”. 
Vocação é descoberta do próprio ser pessoal. Todo homem é chamado a aperfeiçoar a bondade que existe, em germe, em seu interior, a descobrir a sua vocação, a construir um mundo fraterno onde haja sol para todos, vida para todos. 
A vida não é feita só de momentos claros, nos quais se percebe perfeitamente a vontade de Deus. Muitas vezes é necessário seguir por caminhos escuros e até incomuns. Muitos devem lutar duramente para seguir sua vocação. “A Palavra de Deus não dispensa ninguém de pensar, de tatear, de buscar, de tomar decisões”. 
Vocação é convite pessoal que Deus dirige a cada um. Cada ser humano tem algo de pessoal, e uma maneira pessoal de realizá-lo. Ao descobrir sua vocação, o homem está se descobrindo a si mesmo. Daí a necessidade de permanecer atento a tudo, para perceber sua própria vocação.
“... eis-me aqui Senhor pra servir. Eis-me aqui Senhor no teu altar. Celebrar a vida e a vida em comunhão, a minha vida eu quero te entregar...”

*Paróquia de Ipanema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário