COMPROMISSO DE ESPERANÇA
Dom Paulo Mendes Peixoto*
A história que presenciamos é nossa e somos nós que a construímos. A participação é de todos, uns mais e outros menos. Não importa o grau desta ação. Mas há aqueles que marcam mais e conseguem dar uma contribuição de maior relevância, porque assumem compromissos de mais esperança.
Olhando para a realidade na caminhada de toda a bíblia, são inúmeras as personalidades que deixaram importantes legados que continuam marcando e influenciando os novos tempos. Foram pessoas vocacionadas e que souberam colocar em prática os seus dons e facilidade em realizar atos de construção do bem.
Entre muitos dos vocacionados bíblicos, podemos destacar a figura de Maria, mãe de Jesus Cristo, com sua marca de simplicidade e doação total de vida. Consta ter sido mulher da esperança, de fidelidade aos compromissos assumidos, e mulher de muita fé.
A exemplo de Maria, como mãe da esperança, também hoje encontramos vocacionados convictos de sua missão. São verdadeiros construtores dos novos tempos, deixando transparecer a confiança e a certeza de um mundo melhor, principalmente com a marca da justiça.
Essas figuras estão presentes em todos os setores da sociedade. Agem, às vezes de forma simples, sem muito barulho, mas construindo o bem e provocando a esperança. Não se deixam abater pela força do mal e nem pela violência que os cercam.
Quem se doa na construção do bem e da vida da coletividade, acaba fazendo acontecer a vitória da vida sobre a morte. Não podemos deixar que o mal tenha relevância sobre o bem, fazendo minar a esperança constitutiva das pessoas.
Construir a esperança é proclamar a libertação dos oprimidos, dos sem voz e sem vez. Isto é compromisso de solidariedade, de transformação da realidade de sofrimento, angústia, dores, exploração social etc., em situações de vida.
Falar de compromisso de esperança é olhar o mundo com olhos de quem acredita em dias melhores. É acreditar que é possível a existência de um mundo melhor, mais humano, fraterno e menos violento. Esta é uma descoberta de conquista e de luta constante.
*Bispo de São José do Rio Preto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário