sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Artigo:

 
“... VIDA E MISSÃO NESTE 
CHÃO...”

                                                           Kátia Nunes de Magalhães*

Sempre quando alguém me pede pra dizer algo em público, eu já logo me “armo” dizendo que não sei e que prefiro o canto, a música. Por isso escolhi “... vida e missão neste chão..” para expressar um pouco sobre a “missionariedade” neste mês dedicado a ela, a missão. Hoje, ao abrir uma página na rede social da internet, me deparei com algumas fotos de um trabalho que uma amiga minha faz na África. Fiquei por alguns segundos paralisada, em seguida, um tanto de coisas passava por minha cabeça e pensava nessa “missão” de que tanto falamos, de que tanto rezamos, de que tanto nos preocupamos.
E um questionamento veio logo em seguida: Nossa! Minha amiga é uma missionária e tanto! É! Isso é fato. Faz um trabalho lindo na África. Corajosa, audaciosa...!  E aí? E a “vida e missão neste chão”? Quão difícil e custoso falar sobre isso. Missão seria a prática de tudo aquilo que falamos, que pregamos, que rezamos. São nossas ações. Aquilo que trazemos dentro de nós e precisa ser colocado na vida. Na vida: Em nossa casa, em nossa comunidade, em nosso trabalho, em nosso dia a dia, naquilo que fazemos de mais peculiar. Seria missão um abraço, um afago, um carinho... seria missão uma fala, uma escuta... uma ajuda. Seriam missão nossos trabalhos pastorais, de movimentos, nossa vida comunitária.
E aí mais um questionamento: Onde está nossa missionariedade? Onde eu me coloco a serviço? Dizia o nosso bispo diocesano em uma de suas homilias, que foi comprovado que apenas 5% das pessoas são realmente católicas... Será que é tão difícil assim ser missionário? Compartilho com vocês meus questionamentos. Que não nos tranquemos em nosso “mundinho religioso”, que não sejamos mesquinhos a ponto de nos deixar levar apenas por belas palavras e canções. Que tenhamos o coração aberto a acolher a missão que Deus nos confia, mesmo que seja o de um abraço em que talvez não esteja lá na África, mas que vive praticamente igual e que talvez esteja dentro de nossas famílias. Somos humanos e limitados... mas temos o “Divino” em nós e isso nos impulsiona a irmos e a lutarmos por um Reino Missionário... e Deus é o grande missionário que vai ao nosso lado. 

*Paróquia de Ipanema 

Nenhum comentário:

Postar um comentário