quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

CEBs e 13º Intereclesial


CURSO DAS CEBS “PROFETISMO E ESPERANÇA”


 Padre Silas de Paula Barros*


Segundo a Igreja Católica, neste mês de janeiro aconteceu, na Casa de Retiro dos Irmãos Palotinos, em Santa Maria (RS), O 13º Curso Oscar Romero. Aproximadamente 80 pessoas das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) se reuniram para estudar o tema “Profetismo e esperança”. Este curso, de certa forma, queria contribuir para inserir os participantes na preparação ao 10º Encontro Estadual de CEBs do Rio Grande do Sul e para 13º Intereclesial que será no Ceará.
Este encontro teve como objetivo fortalecer a caminhada das CEBs e a luta pela realização de um novo projeto de sociedade, fazer memória dos mártires e cristãos engajados desde os primeiros tempos até hoje e oportunizar aos participantes uma formação popular, ecumênica, visando uma transformação libertadora, destacam os coordenadores do evento.
Temas em debate: “Educar para a Esperança e a Sustentabilidade”, “Profetas da Bíblia e Profetas de hoje”, “As rupturas da sociedade contemporânea e a alternativa do capital social”, “Sinais de Esperança e “Profetismo no Ecumenismo e na Igreja de hoje”.
O assessor do Setor CEBs, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), professor Sérgio Coutinho, fez o encerramento com a palestra “Igreja Comunidade – sinal de esperança e profetismo”. Em sua exposição acentuou a importância que a Igreja do Brasil dá às CEBs a partir das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, de modo especial na sua 4ª urgência “Igreja: comunidade de comunidades”.

*Forâneo e pároco de Mutum

Um comentário:

  1. Não concordo com uma frase: "Nosso Jeito de Ser Igreja Sempre". Pois é desse jeito que surge gente que pensa na "Missa de Sempre", numa Igreja que só tem um jeito de ser e não vários, que não sabe dialogar, pois sempre está certo e o que pensa diferente sempre está errado, pois existe só um jeito de ser...
    Por isso a Igreja está assim hoje, porque tem muita gente que não sabe dialogar é acha que o seu jeito de ser igreja é o melhor, no fim das contas, todos estão longe do ideal de Jesus.

    ResponderExcluir