sexta-feira, 18 de novembro de 2011

História(as) II:




UM POUCO DA HISTÓRIA DOS 56 ANOS DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE NAZARÉ

Silvanea Marques da Silva*

            A paróquia de Lajinha pertenceu a Chalé, em 1917. O povoado de Lajinha era atendido pelos padres que vinham de Manhuaçu, São José do Rio Pardo, hoje Iúna.
            Por aqui passaram três padres: Padre Ildefonso, Padre Rivadávia e Padre Augusto, a cidade tinha pouco mais de cinco mil habitantes, o seu sub-distrito era Santa Isabel com uma capela velha toda escorada que hoje deve ter mais ou menos seis mil habitantes. A paróquia tinha 8 capelas, a igreja matriz tinha 28 metros de comprimento e 9 de largura, era preciso aumentá-la e assim foram feitos 4 metros de cada lado.
            Com o crescimento da população a igreja precisava de espaço aí veio a construção do salão paroquial e da casa de curso “Recanto Nossa Senhora das Graças”, onde são realizados vários encontros e cursos de formação da paróquia e da forania, a região ganhou mais força e leigos atuantes, assim foram surgindo novas comunidades.             
          No ano de 2006, veio pra nossa paróquia um novo pároco, padre Ronaldo Patrício de Freitas, que continuou o trabalho evangelizando. Começou uma reforma em 2009 que teve sua reinauguração em 2011 e hoje temos 37 capelas rurais e 4 capelas na cidade tendo um total de 42 capelas na paróquia, tendo 18 pastorais e movimentos que são elas: Pastorais da família, juventude, catequética, batismo, litúrgica, esperança, sócio transformadora, ECC, SAV, Apostolado da oração, Legião de Maria, TLC, TLCA, Vicentinos, Cenáculo, CEBS e Coroinhas. Padre Ronaldo conta com a ajuda a dois anos do padre Éder Mateus dos Santos que juntos fazem um belo trabalho evangelizando.

*Paróquia de Lajinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário