quinta-feira, 17 de novembro de 2011

História(s):


BREVE HISTÓRICO DA PARÓQUIA DE
 CONCEIÇÃO DE IPANEMA

José Aristides da Silva Gamito*

Conceição de Ipanema nos anos 20. 
Em Conceição de Ipanema, o catolicismo foi professado desde a fundação do povoado. Toda a região vizinha teve a influência do trabalho de catequização dos aimorés por parte do índio Guido Pokrane Marlière, que se converteu ao catolicismo em 1824 e se tornou grande colaborador do colonizador Guido Tomás Marlière. Esse intenso plano de povoamento da região se deu no início do século XIX. Depois de 1843, com a morte de Pokrane, seu irmão Mavan Pantinan o sucedeu no cargo.
Como resultado da pacificação dos indígenas através da fé católica, mais tarde, apareceram vários povoados em torno de capelas. Em 1850, Francisco Inácio Fernandes Leão construiu uma capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição ao lado de sua fazenda, onde atualmente se situa a cidade de Conceição de Ipanema. Em 1910, as terras da fazenda foram compradas por um grupo de moradores liderados por Laudelino José da Luz, e em seguida, foram doadas para a Igreja Católica.
Depois da criação da diocese de Caratinga, em 1815, a paróquia passou a ser assistida por Lajinha, Chalé e Ipanema. Anteriormente, eram os padres do Espírito Santo que davam assistência à região. Depois da emancipação de Conceição de Ipanema, em 12 de dezembro de 1953, da construção da Igreja Matriz, estava tudo pronto para ser sede de uma paróquia. Isso se deu a 18 de novembro de 1955, por decreto de dom João Batista Cavati, bispo diocesano de Caratinga.
A maioria das comunidades que compõe as paróquias só foram fundadas a partir da década de 50. O período pastoral mais intenso se deu nos anos 80 com a proposta dos trabalhos de base desenvolvidos por padre Geraldo Mayrink, padre Aníbal Borges Sobrinho e dom José Moreira Bastos Neto.
Em 2011, portanto, a paróquia completa seus 56 anos de criação. A ocasião será celebrada dentro da semana da padroeira que terá sua abertura no dia 30 de novembro com a primeira visita de dom Emanuel Messias de Oliveira à cidade de Conceição de Ipanema.

*Autor de “A Trajetória da Paróquia de Conceição de Ipanema”

Nenhum comentário:

Postar um comentário