BENTO XVI COMEMORA SEUS 60 ANOS DE ORDENAÇÃO PRESBITERAL
Durante a celebração entrega pálio a arcebispos
Nesta quarta-feira, dia 29, o papa Bento XVI celebra na Basílica Vaticana a festa de São Pedro e São Paulo e comemora seus 60 anos de ordenação presbiteral. Durante a celebração litúrgica entregará o pálio 40 arcebispos. Dentre eles, há 7 brasileiros: Os arcebispos de Salvador (BA), dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, e de Palmas (TO), dom Pedro Brito Guimarães; os arcebispos das recém-criadas arquidioceses gaúchas de Pelotas, dom Jacinto Bergmann; de Santa Maria, dom Hélio Adelar Rubert, e de Passo Fundo, dom Pedro Ercílio Simon; e os arcebispos eleitos de Brasília (DF), dom Sérgio da Rocha, e de Campo Grande (MS), dom Dimas Lara Barbosa.
O pálio é uma insígnia litúrgica e tem como significado a comunhão entre o papa e os arcebispos metropolitanos. Além disso, a lã usada para confeccioná-lo é extraída de dois cordeiros bentos no dia 21 de janeiro, dia de Santa Inês.
Relembrando que Bento XVI foi ordenado presbítero a 29 de junho de 1951, em Munique, pelo cardeal Michael Von Faulhaber. O irmão do papa Georg Ratzinger também foi ordenado no mesmo dia. A data de 29 de junho é destinada à comemoração do Dia do Papar por ser a festa de São Pedro e São Paulo.
Adaptado do site da CNBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário