terça-feira, 14 de junho de 2011

Santo Antônio:

PARÓQUIA DE IPANEMA CELEBRA SEU PADROEIRO E ACOLHE DOM EMANUEL PELA 1ª VEZ


Kátia Nunes de Magalhães*


Ipanema recebe dom Emanuel pela primeira vez.

            Na noite do dia 13 junho, a Paróquia de Ipanema se reuniu para celebrar a Festa de Santo Antônio, seu padroeiro, encerrando assim a “Trezena” a ele dedicada. Na oportunidade, os paroquianos receberam a visita do bispo diocesano, dom Emanuel, pela primeira vez.
            A festa teve início com a procissão saindo da casa das Irmãs Gracianas em direção à Praça da Matriz. Em seguida, padre Wagner Augusto saudou a todos. A Solene Missa foi presidida por dom Emanuel e co-presidida por padre Wagner, o pároco, e padre Roberto Carlos, filho da terra.


Padre Wagner, dom Emanuel e padre Roberto.
            Com o tema: “Santo Antônio, insigne pregador da palavra de Deus", foram relembrados fatos importantes na vida de Santo Antônio e trazidos para os dias atuais. Foi relembrado que toda a sua pregação foi um anúncio contínuo e incansável do Evangelho. Um anúncio veraz, corajoso, límpido. A pregação era sua maneira de acender a fé nas almas, de purificá-las, de consolá-las, de iluminá-las.
            Ele construiu sua vida sobre o Cristo. As virtudes evangélicas, especialmente a pobreza em espírito, a mansidão, a humildade, a castidade, a misericórdia, a coragem da paz foram temas constantes de sua pregação. Dom Emanuel, em sua homilia, dizia da preocupação de Santo Antônio com os pobres e falava da importância de os fiéis praticarem a Palavra de Deus, a fim de que sejam transformadores da sociedade.
A missa transcorreu com muita alegria e devoção. Ao final, padre Wagner agradeceu a todos que colaboraram de uma forma ou de outra durante os Treze dias de festa. “Foi uma alegria podermos juntos festejar o nosso padroeiro com tanto entusiasmo e dedicação”, concluiu. Em um gesto de gratidão por todos esses dias festivos foram oferecidas 130 rosas, número significativo e alusivo aos 130 anos que a paróquia completou em novembro de 2010 e uma forma também de agradecer a dom Emanuel pela visita.


A paróquia compareceu em peso.
A paroquiana Maria da Penha Almeida de Souza, em nome de todos os demais paroquianos, fez um agradecimento especial a dom Emanuel por sua presença na comunidade: “Coube-me a honrosa missão de expressar, em nome de todos os ipanemenses os nossos sinceros agradecimentos por tão importante visita. Sua presença é para nós sinal do Cristo bom Pastor.
Nesta data do encerramento da Trezena em honra de Santo Antônio, sua presença nos comove, renova a nossa fé e nossa esperança, e nos cumula de muita alegria. Obrigada por ter vindo nos conhecer mais de perto. Bendito aquele que vem em nome do Senhor!
Ficamos felizes porque neste primeiro encontro com Vossa Revma já percebemos de imediato tantas qualidades e sinais de um bom pastor: Sua fé profunda, sua serenidade, sua sabedoria para conduzir o rebanho, sua força interior e sua humildade. Consideramos que estes são requisitos indispensáveis para quem se dispõe a viver "a serviço da misericórdia", como nos lembra seu lema episcopal, e como o senhor mesmo nos declarou em sua linda saudação ao povo de nossa diocese.
Em outra frase que nos emocionou e nos trouxe alegre expectativa, o senhor dizia: "levo comigo o coração dilatado e cheio de ternura para com todos vocês." Ao usar uma das mais belas palavras da língua portuguesa – Ternura - Vossa Excia Revma nos dá a certeza de que Deus nos privilegiou, enviando-nos tão afetuoso pastor.
Resta-nos, portanto, agradecer à Providência Divina pelas inúmeras bênçãos e graças. Queremos colocar-nos à disposição de Vossa Excia. Revma para colaborarmos com entusiasmo e perseverança, apesar de nossas limitações, na edificação do Reino de Deus. Queremos caminhar juntos, sob a sua orientação, como o pastor que Deus nos concedeu. Obrigada, Dom Emanuel, por sua presença entre nós. A sua bênção e o seu abraço cheio de ternura e muito filial de todos os ipanemenses".
Prosseguiu-se a bênção do Pão de Santo Antônio e as homenagens a ele prestadas pelas crianças. 


Dom Emanuel atraiu a simpatia de todos os paroquianos.
Rogamos ao Senhor, Mestre e Pastor, que, por intercessão de Santo Antônio, insigne e pregador da palavra e Patrono dos pobres, seja dado a todos a seguir fiel e generosamente os ensinamentos do Evangelho. Ao nosso pároco, Padre Wagner Augusto, nossos sinceros agradecimentos por tamanha dedicação.


*Paróquia de Ipanema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário