terça-feira, 21 de junho de 2011

Entrevista:

Diác. Moacir (FOTO: Moacir).

“Como padre darei prioridade e atenção especial à Pastoral de Conjunto”

Entrevista com o diácono MOACIR RAMOS NOGUEIRA

José Aristides da Silva Gamito*

            Esta semana conversamos por e-mail com o diácono Moacir Ramos Nogueira que será ordenado presbítero, dia 20 de agosto, em Mutum. O “Forania de Ipanema On line” traz com exclusividade as ideias, recordações, planos, emoções e um pouco da personalidade do futuro presbítero. Em breve, na nossa série de entrevistas, falaremos também com os outros diáconos.

FORANIA - Como está a sua expectativa para o acontecimento deste passo importante na sua vida, a ordenação presbiteral?

DIÁC. MOACIR - Aproxima-se o dia da minha ordenação presbiteral, 20 de agosto de 2011.  É uma data muito significativa não só para mim, que irei receber o ministério do presbiterado, mas para toda a diocese de Caratinga, na pessoa do nosso 6º bispo diocesano Dom Emanuel Messias de Oliveira, que a partir desta data poderá contar já com três novos padres em seu presbitério. É também uma alegria muito grande para a paróquia de São Manoel do Mutum que celebrará no próximo ano 100 anos de criação e tem a alegria de entregar para o serviço na Igreja o seu 20º filho padre. 
            Cada dia que passa a expectativa vai aumentando, e o que me deixa muito feliz é ver no rosto do povo de nossas comunidades a felicidade de compartilhar esta tão grande dádiva. Ser padre é dar continuidade à proposta de Jesus Cristo aderindo ao seu projeto de valorização da vida e de uma Evangelização autêntica, com muita humildade e simplicidade.

FORANIA - Todo mundo pergunta pela origem de tudo. Então, vamos lá! Quando e como foi o primeiro momento em que o senhor se sentiu atraído pela vida presbiteral?

DIÁC. MOACIR - Bom, com apenas 5 meses meus pais me levaram para ser batizado. Quem me batizou foi o Pe. Sebastião Batista Viana, SDN, (Pe. Batista e Pe. Demerval que irão me revestir das vestes sacerdotais no dia 20 de agosto). Desde muito pequeno me lembro que meus pais nunca deixaram de me levar para a Igreja. Fui crescendo e aos poucos comecei a participar por conta própria. Com 12 anos fiz a primeira eucaristia e com 13 anos fui crismado. Durante muito tempo, ainda adolescente, fui presidente de equipe de reflexão (esse grupo de reflexão do qual fui presidente ainda funciona até hoje na casa dos meus pais e dos vizinhos). Na comunidade, fui coordenador de grupo de jovens, tesoureiro geral e membro do CPC (Conselho Pastoral Comunitário). Neste meio tempo me senti atraído pela vida presbiteral. Porém, já estava com 17 anos e havia terminado a 4ª série com 10 anos. Então já eram 7 anos fora da escola.
Um dia, após a missa na comunidade, conversei com o Pe. Izaías Junior de Andrade, SDN, que era o pároco de Mutum. Ele me orientou a voltar a estudar e me encaminhou para a pastoral vocacional da paróquia. Comecei a participar dos encontros vocacionais e no ano de 1997 retomei os estudos para fazer a 5ª, na escola estadual de Roseiral.
No final de 1999, recebi uma cartinha do Pe. Demerval Alves Botelho, SDN. A primeira frase da carta ainda me lembro até hoje: “Diz que perguntar não ofende ninguém, o que pode ofender são as respostas, você topa fazer uma experiência vocacional na Congregação dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora?” Daí veio a dúvida, e após um momento forte de discernimento e com o consentimento de meus pais, aceitei o convite do Pe. Dermeval e entrei para o seminário no dia 31 de janeiro de 2000.

FORANIA - O senhor poderia nos dizer o que significaram os anos de seminário em sua vida?

DIÁC. MOACIR - Então, conforme disse anteriormente entrei para o seminário em janeiro de 2000. Foram 07 anos na Congregação dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora e 04 anos no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário. Assim 11 anos de vida foram no seminário.  Em 2000, morei na casa do Noviciado São José na cidade de Matozinhos – MG, lá fiz a 8ª série. De 2001 a 2003 morei no seminário Apostólico, casa de formação Frei Paulo Fontes, em Manhumirim – MG, onde fiz o ensino médio. De 2004 a 2006 morei em Belo Horizonte – MG na casa de formação Frei Mateus, onde fiz o curso de Bacharelado e Licenciatura em Filosofia pelo ISTA (Instituto Santo Tomás de Aquino – Centro de Estudos Filosóficos e Teológicos dos Religiosos). De 2007 a 2010, morei no seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário em Caratinga – MG, onde cursei 04 anos de teologia.  
            Esses 11 anos vividos no seminário foram para mim um tempo muito especial, tenho ótimas recordações e até sinto saudades. Como seminarista pude viver a beleza do chamado, a vocação para vida sacerdotal. Foi um tempo cheio de significado, pois foi todo um período de minha vida destinado à formação e ao discernimento vocacional. A formação para a vida presbiteral tem várias dimensões, que convergem para a unidade da pessoa. Ela compreende os âmbitos humano, espiritual, intelectual, pastoral e cultural. O seu objetivo mais profundo é fazer conhecer intimamente aquele Deus que em Jesus Cristo nos mostrou o seu rosto misericordioso.

FORANIA - Em sua atuação como padre, tem alguma pastoral ou movimento que tem como prioridade, que ganhará uma atenção especial?

DIÁC. MOACIR - Em minha atuação como padre darei prioridade e atenção especial à PASTORAL DE CONJUNTO. Ela não é uma nova pastoral a ser implantada, nem uma pastoral específica, alinhada às outras pastorais. A pastoral de conjunto nasceu na trilha de renovação do Concílio Vaticano II, a partir da compreensão de que a Igreja é uma rede de comunidades de irmãos e irmãs, cuja ação pastoral se dá de forma global, orgânica e articulada. Trata-se de uma mentalidade, um espírito que norteia a ação evangelizadora. Devemos entendê-la como um esforço de aglutinação e articulação de metas e princípios na ação evangelizadora da Igreja. A pastoral de conjunto cabe a tarefa de promover a unidade na Igreja. Estabelecer o alicerce da estrutura pastoral calcada numa espiritualidade de comunhão.
            Deixo claro que o objetivo da pastoral de conjunto não é padronizar as pastorais nem desfigurar a variedade dos dons, carismas e serviços presentes nas comunidades. A busca da unidade não abafa a criatividade nem a ação do Espírito Santo. Cada grupo ou movimento eclesial, com sua espiritualidade coloca-se em sintonia com as metas que a Igreja num todo deseja alcançar.

FORANIA - Em se tratando de formação permanente, o senhor acha que vai sobrar tempo para o estudo no seu dia-a-dia na paróquia? Já pensou em alguma coisa?

DIÁC. MOACIR - Minha resposta a sua pergunta será baseada no que dizem as Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil, fruto da 48ª Assembléia Geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). A III parte das Diretrizes trata das perspectivas da Formação Permanente dos Presbíteros.  
Penso que é de grande relevância, o conteúdo do parágrafo 360, que lembra que "O primeiro e melhor lugar da formação permanente é o exercício do ministério atento às exigências radicais do Evangelho diante da realidade de miséria e sofrimento do povo. O presbítero, como discípulo missionário, aprende e faz de cada situação uma possibilidade de conversão, maturação e realização".
No parágrafo 365, aparecem algumas orientações básicas e gerais das diretrizes a respeito da formação permanente, a saber, que: 
·         O sujeito da formação permanente é o próprio Presbítero; nada poderá substituir seu empenho;
·         O método fundamental é a reflexão sobre a prática, a partir das experiências diárias da vida, vistas à luz da Palavra de Deus, em busca do seguimento de Jesus Cristo, através da constante conversão, no aprofundamento do discipulado e no revigoramento da missão, na prática da comunhão (DAp 278);
·         O Presbitério da Diocese é o primeiro ambiente da formação permanente com todas as suas reuniões, encontros fraternos ou festivos, celebrações, exercícios espirituais, encontros de estudo e reflexão; instrumentos eficazes de formação e exercício comunitário do ministério são também as associações e fraternidades presbiterais.
Minha formação permanente será baseada nestes princípios que as Diretrizes apontam. Quanto ao tempo, penso que tudo na vida depende da pessoa, acredito que tudo bem programado será possível acontecer, sem que nenhuma das partes fiquem prejudicadas.  

FORANIA - Algum recado para nossos internautas? A palavra está livre.

DIÁC. MOACIR - Meu primeiro recado aos internautas é de gratidão, porque ela é a resposta espontânea e alegre de quem sente o amor de Deus. Neste momento a gratidão brota livremente do meu coração em júbilo, como um dos meus melhores sentimentos. A gratidão irá aquecer ainda mais nossos relacionamentos e fazer com que eu possa ser um sinal do amor de Deus, que sempre se doa sem pedir nada em troca, a não ser também, amor para com o próximo.
Em segundo lugar, gostaria que todos e todas pudessem sentir convidados para estarem comigo no dia 20 de agosto, às 17h, na praça da Igreja matriz em Mutum, participando da solene celebração eucarística presidida por Dom Emanuel Messias de Oliveira, nosso bispo diocesano, onde serei ordenado presbítero para o serviço na Igreja. Sua presença amiga encherá de alegria meu coração e será para a diocese de Caratinga e para a paróquia de São Manoel do Mutum um sinal de comunhão eclesial.
Que Deus abençoe você e sua família em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

*Administrador do blog – Conceição de Ipanema.


Leia a entrevista com o diácono Agnel Martins Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário